Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras é o clube com o maior número de jogadores convocados às seleções de base em 2017. Em grande fase, o Verdão teve quatro atletas chamados nesta terça-feira (14) para o Brasil Sub-15 que disputará o Torneio Nike Friendlies, entre os dias 19 de novembro e 4 de dezembro, nos Estados Unidos, completando um time de 11 convocados na categoria Sub-15 em 2017.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Hiago, Emerson Lima, Gustavo Garcia e Bruno Carcaioli foram chamados para a Seleção Sub-15

Os atletas chamados desta vez foram o goleiro Bruno Carcaioli, os laterais Gustavo Garcia e Emerson Lima (Maranhão) e o meio-campista Hiago. Os dois primeiros já haviam sido chamados no início da temporada, quando a Seleção Sub-15 se preparava para o Sul-Americano que está sendo disputado atualmente na Argentina – o Verdão tem cinco jogadores presentes no torneio continental.

A apresentação da delegação para o Torneio Friendlies será no próximo domingo (19). O primeiro jogo está marcado para o dia 29 de novembro, contra a seleção da Holanda. Na sequência, o Brasil encara a Inglaterra no dia 1º de dezembro. Para fechar a competição, a Canarinho enfrenta os donos da casa dois dias depois. O campeão será o país de melhor campanha no quadrangular.

Com a convocação, os quatro jogadores devem desfalcar o Palmeiras na partida de volta da final do Campeonato Paulista Sub-15 – o primeiro duelo contra o São Paulo será neste sábado (18), às 9h, no CT Laudo Natel, e a volta está marcada para o sábado seguinte, dia 25. Por outro lado, o Verdão deve ter o retorno dos cinco atletas que estão atualmente no Sul-Americano para o segundo jogo.

Estão atualmente no Sul-Americano Sub-15 os zagueiros Renan e Henri, os meias Fabinho e Gabriel Silva e o atacante Gabriel Veron, além do próprio técnico Paulo Victor Gomes. O Brasil terminou a primeira fase do torneio na Argentina com 100% de aproveitamento e encara o Paraguai na semi (Veron marcou um gol e Gabriel Silva balançou a rede duas vezes até aqui).

A base do Palmeiras vive um final de temporada histórico. Quatro categorias estão na final do Paulista: o Sub-11 encara o Santos, o Sub-13 pega o Corinthians, o Sub-15 enfrenta o São Paulo e o Sub-17 joga contra a Ponte Preta em busca do título. O Sub-20 enfrenta o Novorizontino na semi e, caso avance, o Palmeiras terá as cinco categorias na final pela primeira vez na história.

Palmeiras nas seleções de base

O Verdão teve 18 convocados às seleções de base ao todo neste ano, marca que faz do clube o recordista nacional. Na Seleção Brasileira Sub-15, foram 11 atletas: os goleiros Mateus e Bruno Carcaioli, os zagueiros Henri e Renan, os laterais Garcia e Maranhão, os meias Fabinho, Hiago e Gabriel Silva e os atacantes Vinicius e Gabriel Veron, além do técnico Paulo Victor Gomes.

No Brasil Sub-17, os laterais Lucas Rosa e Luan Cândido, o zagueiro Vitão e os meias Alan e Bruno Tattavito foram convocados no ano. Na seleção do Paraguai Sub-17, o atacante Aníbal foi o representante alviverde. O atacante Léo Passos também foi chamado para uma semana de treinos com o Brasil Sub-20. No ano passado, o Palmeiras teve ao todo 24 convocados.