Departamento de Comunicação

O time Sub-17 do Palmeiras derrotou o São Paulo por 3 a 1, nesta terça-feira (20), no estádio Marcelo Portugal, em Cotia, pela oitava rodada da fase inicial do Campeonato Brasileiro. Estêvão, duas vezes, e David Kauã marcaram os gols das Crias da Academia.

Com o resultado, o Verdão chegou aos 14 pontos, na terceira colocação do grupo A do Brasileiro Sub-17. Desde o início da competição, a equipe já disputou oito partidas, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, somando 22 gols marcados e 12 sofridos.

Na próxima e última rodada da primeira fase do Brasileiro Sub-17, o time alviverde encara o Atlético-GO, na quinta-feira da semana que vem (29), às 15h, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos.

Paralelamente ao Brasileiro, a equipe alviverde disputa o Campeonato Paulista Sub-17. Já classificado às quartas do Estadual, o Palmeiras volta a campo pelo torneio no sábado (24), contra o Comercial, às 11h, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos.

Artilheiro do Sub-17 no ano, Estêvão já tem 18 gols pela categoria em 2022 (Foto: Fabio Menotti)

O jogo

Na primeira boa chance do Verdão na partida, Estêvão recebeu pela direita, avançou e finalizou para defesa do goleiro. Depois, Arthur aproveitou rebote pela esquerda e chutou para fora. Estêvão teve nova chance em seguida, arrematando rente à trave esquerda. Aos 13 minutos, David Kauã cobrou falta por cima da barreira e marcou um golaço, abrindo o placar para o Verdão.

Aos 28 minutos, os mandantes chegaram ao empate com William. Estêvão fez grande jogada pela direita, deixando adversários para trás e finalizando cruzado, com perigo. Aos 41, Vareta inverteu o jogo para Estêvão, e o atacante carregou a bola, trouxe para dentro e soltou o pé para anotar um belo gol e recolocar o Palmeiras na frente.

Com menos de um minuto após o retorno do segundo tempo, Estêvão recebeu de Gabriel Cardoso, avançou em velocidade e chutou na saída do goleiro para fazer seu segundo na partida. Voltando a disputar um jogo após quase três meses, Luis Guilherme fez bela jogada individual e quase fez um golaço, parando em defesa do arqueiro. O meia ainda voltou a assustar em finalização de fora da área, colocando o goleiro para trabalhar novamente.

Palmeiras Sub-17: Aranha; Gilberto, Vitor Reis (Benedetti), Gabriel Vareta e Arthur; Vitor André, Rafael Coutinho (Cauê (Léo Jance)), David Kauã (João Cintra) e Thalys; Estêvão (Luis Guilherme) e Gabriel Cardoso (Marcio Vitor). Técnico: Rafael Paiva.

Regulamento

Na primeira fase da competição, os 20 clubes participantes são divididos em dois grupos com dez times cada. O Palmeiras está na chave A, ao lado de Athletico-PR, Atlético-GO, Chapecoense, Corinthians, Grêmio, Internacional, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo.

Enquanto isso, o grupo B é composto por América-MG, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza e Vasco da Gama. Os times de cada chave se enfrentam entre si, e os quatro melhores colocados dos grupos A e B avançam às quartas de final.

Nas quartas e nas semifinais, os jogos serão disputados em turno e returno. A final será realizada em jogo único, uma novidade da edição, com previsão para acontecer no dia 26 de outubro.

Confira os jogos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro Sub-17:

Primeira fase

04/08: Athletico-PR 3 x 2 Palmeiras – CT do Caju
Gols: Figueiredo e Gilberto

11/08: Palmeiras 4 x 1 Corinthians – Allianz Parque
Gols: David Kauã (duas vezes), Figueiredo e Thalys

16/08 – 18h: Palmeiras 2 x 3 Santos – Arena Barueri
Gols: Riquelme Fillipi e Thalys

23/08 Grêmio 0 x 0 Palmeiras – CT Hélio Dourado

31/08: Palmeiras 5 x 0 Chapecoense – Academia de Futebol 2
Gols: Luighi, Estêvão, Gabriel (duas vezes) e contra

07/09: Palmeiras 2 x 2 Red Bull Bragantino – Academia de Futebol 2
Gol: Gabriel Cardoso e Gilberto

14/09: Internacional 2 x 4 Palmeiras – Morada dos Quero-Queros
Gols: Vitor Reis, Gabriel Cardoso, Estêvão e Gilberto

20/09: São Paulo 1 x 3 Palmeiras – Marcelo Portugal
Gols: David Kauã e Estêvão (duas vezes)

29/09 – 15h: Palmeiras x Atlético-GO – Academia de Futebol 2