Com dois gols de Felipe Menezes, Palmeiras bate o Avaí em Florianópolis

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Com alguns jogadores poupados para o clássico do final de semana, o Palmeiras bateu o Avaí, na Ressacada, pelo placar de 2 a 0, no primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil. Felipe Menezes, em noite inspirada, anotou os dois tentos para os palestrinos – o primeiro, um golaço de fora da área.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Josimar deu assistência para o segundo gol de Menezes

A primeira etapa foi caracterizada pelo jogo morno. Embora os erros fossem explorados por ambas as equipes, houve número elevado de passes errados e, sobretudo, de reclamações com o árbitro da partida. As poucas jogadas de perigo do Verdão vieram pelas pontas, mas não levaram perigo ao goleiro Vagner.

O segundo período reservou boas emoções aos palestrinos. Com início morno igual ao da primeira etapa, a individualidade fez a diferença: aos 17, Felipe Menezes, de fora da área, marcou um golaço para o Verdão e abriu o marcador da Ressacada.

Oito minutos depois, o meia alviverde recebeu belo passe de Josimar e anotou seu segundo gol na partida, dando maior segurança à equipe e números finais ao jogo. Depois dos tentos, Gareca armou o time defensivamente – principalmente com a entrada do jovem Gabriel Dias – e assegurou a vantagem para o jogo de volta, em São Paulo.

O próximo compromisso palestrino será o dérbi contra o Corinthians, domingo (27), às 16h, na Arena Corinthians. O duelo é valido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo

As duas equipes vieram a campo com propostas ofensivas, sobretudo o Palmeiras, com três atacantes – Mouche, Leandro e Henrique. Com esta formação adotada por Gareca, o Verdão buscava trabalhar a bola no meio campo e atacar pelo lado direito.

A equipe catarinense também buscava os ataques, mas pecava no passe final e perdia oportunidades para os zagueiros alviverdes. Aos 7 minutos, o primeiro lance de perigo na partida veio com Marquinhos, que obrigou Fábio a fazer boa defesa após chute de longa distância.

As equipes insistiam em jogadas laterais e ensaiadas: aos 10, Felipe Menezes tabelou com Leandro, invadiu a área, mas foi bem desarmado na hora da finalização. A resposta do Avaí veio com boa jogada de Marquinhos com Cleber Santana, que chutou forte para mais uma boa defesa de Fábio.

Até então, a partida era caracterizada pelos passes errados por ambas as equipes, mas o Avaí levava maior perigo com Marquinhos, camisa 10 e principal jogador do time. Aos 24 minutos, a equipe catarinense perdeu Eltinho, lesionado, que deu lugar ao zagueiro Revson.

Após a segunda metade da primeira etapa, três cartões seguidos para jogadores do Avaí: Eduardo Costa, Marrone e Marquinhos foram amarelados pelo árbitro, principalmente por reclamação, revoltando a torcida da casa. Já o primeiro cartão amarelo alviverde veio aos 31 minutos, com Wesley, por falta em Cleber Santana.

O destaque alviverde no primeiro tempo foi o goleiro Fábio. O arqueiro defendeu, no mínimo, quatro chutes de longa distância do adversário, evitando a abertura do placar. Já o ataque mais perigoso do Verdão veio somente aos 43 minutos: após boa arrancada, Leandro invadiu a área e finalizou para a boa defesa do arqueiro do Avaí.

A primeira etapa terminou com falta de Josimar, que recebeu o cartão amarelo, em Marquinhos. Na cobrança, o camisa 10 mandou nas mãos de Fábio.

Já na segunda etapa, o Verdão foi para cima da equipe mandante e passou a ter maior posse de bola. As jogadas alviverdes vinham com Mouche e Josimar, mas pecavam no último toque. As respostas do Avaí vinham pelas laterais, mas não levavam perigo efetivo aos defensores alviverdes.

Aos 11 minutos, Felipe Menezes fez linda jogada e tocou para a corrida de Mouche pela lateral direita. O atacante alviverde tocou para dentro da área e Leandro, livre, bateu fora do gol.

Dois minutos depois, Gareca efetuou a primeira mudança no Verdão: sacou Leandro para a entrada do meia Bruno César. A substituição animou o ataque palmeirense: após belíssima jogada individual, Felipe Menezes soltou a bomba de fora da área e estufou as redes do goleiro Vagner, abrindo o marcador na Ressacada para os alviverdes (Avaí 0x1 Palmeiras).

E o meia alviverde gostou do jogo após fazer o primeiro gol: aos 25 minutos, após boa jogada e passe açucarado de Josimar pela esquerda, Menezes bateu no canto direito de Vagner e ampliou o marcador para o Verdão (Avaí 0x2 Palmeiras).

A partir de então, a equipe palestrina passou a dominar o jogo e pressionar em busca do terceiro gol. O “quase” veio aos 27 minutos, com Bruno César, de fora da área, obrigando o arqueiro adversário a espalmar bola para escanteio. A essa altura do jogo, alguns torcedores do Avaí começaram a se retirar da Ressacada pelo baque sofrido.

Desorientada em campo, a equipe adversária tentava jogadas em profundidade, mas a zaga alviverde era segura nos desarmes e evitava o pior. Gareca, para conter o resultado, sacou Felipe Menezes – melhor jogador da partida – e Josimar para as entradas de Mazinho e Gabriel Dias, respectivamente. Com as mexidas, o Verdão abriu mão dos contra-ataques para garantir a vitória.

Após sofrer os tentos, a única chance de perigo do Avaí veio aos 42 minutos, com Marrone, que finalizou longe da meta de Fábio.

Próximo ao fim do jogo, o Palmeiras anulava qualquer chance do adversário e tocava bola para o tempo passar. A ação alviverde resultou em gritos de “olé” pela minoria palestrina presente no estádio, em Florianópolis-SC.

Escalação: Fábio; Weldinho, Wellington, Marcelo Oliveira, Victor Luis; Josimar (Gabriel Dias), Wesley, F. Menezes (Mazinho); Leandro (Bruno César), Mouche e Henrique.

Cartões Amarelos: Wesley, Josimar, Victor Luis e Mouche

Gols:

Palmeiras: Felipe Menezes (17’ e 25’ – 2º Tempo)