Com emoção e gol no último minuto, Sub-20 vira e avança no Brasileiro
Agência Palmeiras
Daniel Romeu
De virada e com muita emoção, o Palmeiras garantiu a classificação às quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Precisando da vitória diante do Bahia para avançar, o Verdão saiu atrás no placar, mas marcou com Erik, Juninho e Caio Cezar (o último gol aos 48 do segundo tempo) e conquistou a vitória por 3 a 2, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada (RS). O time enfrenta agora o Flamengo, às 15h de segunda-feira (16), em Gravataí (RS), com transmissão ao vivo do SporTV para todo o Brasil – quem vencer avança à semifinal do torneio.
O jogo
Com as duas equipes precisando da vitória para avançar na competição, o jogo começou franco e Bahia e Palmeiras lançavam-se ao ataque. Apesar dos erros de passe e do pouco perigo de gol nos primeiros dez minutos de bola rolando, o Verdão mantinha maior posse da bola e rondava a área do time baiano. Bem na marcação, a equipe não dava chances para o rival na intermediária – que apostava nas jogadas individuais para criar suas jogadas.
O primeiro chute a gol saiu aos 15 minutos, quando Jeam arriscou de longe para o Bahia e mandou para fora. O Palmeiras respondeu com Juninho, que invadiu a área e bateu prensado pelo zagueiro – aos 26 minutos, Josimar também arriscou de longe e mandou por cima da meta. O time baiano usava os contra-ataques para subir com perigo ao ataque e assustou com Leonardo, que bateu forte e viu o goleiro Vinicius fazer ótima defesa e salvar o Verdão.
Aos 40 minutos, o Palmeiras devolveu na mesma moeda: em rápido contra-ataque, o lateral Mateus Muller fez ótima jogada e lançou Mateus Gonçalves em velocidade. O atacante invadiu a área e bateu forte, obrigando o goleiro rival a fazer a defesa. O fim da primeira etapa foi de pressão total do Verdão: após cobrança de lateral, Léo Cunha foi prensado em chute na área.
No segundo tempo, o Palmeiras criou mais uma boa chance logo aos cinco minutos: em outra boa subida ao ataque de Mateus Muller em bola roubada no meio do campo, o lateral encontrou Lucas Morelatto livre na entrada da área para arriscar o chute e levar perigo. Três minutos, em jogada muito parecida, o volante bateu novamente e o goleiro Guido defendeu.
O jogo seguia aberto, e o Bahia aproveitou uma das chances criadas para abrir o placar aos 12 minutos: depois de bate-rebate em cruzamento na área, a bola sobrou para Railan marcar. O Verdão não deixou barato e marcou o seu logo na sequência: sete minutos depois, Erik bateu de longe, de primeira, e estufou a rede do Bahia. O empate abriu o jogo novamente, devolveu a confiança e recolocou o time alviverde na briga pela classificação às quartas de final.
O Palmeiras foi para o abafa e exercia uma pressão enorme em busca do segundo gol, encurralando o Bahia no campo de defesa. Até que aos 31 minutos veio a virada: em cruzamento de Gabriel Dias da direta, Juninho apareceu livre na pequena área e tocou para dentro do gol vazio. Nem mesmo o gol de pênalti do Bahia, no fim, abalou a equipe: aos 48, Caio Cezar invadiu a área pela esquerda e superou o goleiro, para delírio da equipe alviverde.
Palmeiras Sub-20: Vinicius; Léo Cunha, Gabriel Dias, Thiago Martins e Mateus Muller; Josimar, Lucas Morelatto (Yuri), Chistopher (Taylor) e Juninho (Caio Cezar); Mateus Gonçalves (Mateus Sales) e Erik. Técnico: Diogo Giacomini.