Departamento de Comunicação

O gol de Rony aos 9 minutos do primeiro tempo, que sacramentou a vitória do Palmeiras no Choque-Rei da noite desta quinta-feira (10), no Morumbi, pelo Campeonato Paulista, fez com que o Verdão quebrasse um tabu de não vencer o São Paulo pelo Estadual na casa do adversário desde 1997 – na ocasião, a última vitória neste cenário foi por 1 a 0 e teve gol de Viola para o Verdão. De quebra, o triunfo garantiu ainda vaga antecipada às quartas de final do Paulistão (já classificado, o Palmeiras tem ainda três compromissos pela frente pela primeira fase).

Com o gol no clássico, Rony se juntou a Murilo, Zé Rafael, Raphael Veiga, Wesley e Dudu, todos no topo da artilharia do time na temporada, com dois gols cada. Mas Rony já somava duas assistências antes deste Choque-Rei, o que faz dele agora, além de artilheiro, também o garçom do time na temporada, igualando Raphael Veiga.

No geral do elenco palmeirense, Rony, que chegou em 2020 vindo do Athletico-PR e pode ser considerado relativamente ‘novo de casa’ em comparação a outros jogadores como Dudu, Veiga, Zé Rafael e Scarpa, por exemplo, já ostenta boa colocação em rankings.

Do atual elenco, Rony é o quinto maior artilheiro, com 25 gols que chegou hoje, atrás só de Deyverson (4º, com 30); Scarpa (3º, com 32); Veiga (2º, com 47); e Dudu (artilheiro do grupo, com 77 bolas na rede).

Já em relação às assistências, o veloz atacante ocupa a sexta colocação geral do elenco, com 14 passes a gol, atrás de Zé Rafael e Raphael Veiga (empatados em 4º, com 16); Marcos Rocha (3º, 22); Scarpa (2º, 40); e Dudu (maior garçom do elenco, que serviu seus companheiros a gol 82 vezes).

Na atual temporada, Rony é o líder em finalizações certas: seis, seguido de Zé Rafael, Raphael Veiga e Dudu, com quatro, além de ser o quarto colocado em dribles do time em 2022, com quatro fintas certas até aqui, ao lado de Mayke, Danilo e Atuesta, e atrás apenas de Raphael Veiga, com cinco, Wesley, com oito, e Dudu, com 13 (dados atualiados até antes do início do Choque-Rei).

Os bons números de Rony não começaram a surgir de repente. Em 2020, sua temporada de estreia, após alguns jogos que precisou para se adaptar ao clube, os resultados já foram aparecendo – naquele mesmo ano, foi o vice-líder em assistências do time, com nove (apenas uma a menos do que Gabriel Menino). Ainda na temporada 2020, ele foi o segundo jogador que mais acertou a meta adversária, com 45 finalizações certas, uma a menos que Willian Bigode, com 46, e foi ainda o segundo que mais driblou, com 33 fintas completas, atrás só de Zé Rafael, com 43. E na temporada passada, se destacou, dentre outras virtudes, por ter sido o vice-artilheiro do time, com 12 bolas na rede, atrás só de Raphael Veiga, goleador máximo da equipe palmeirense em 2021, 20 gols.

Recentemente, com a conquista da Recopa Sul-Americana, contra o Atlético-PR, seu ex-clube, no último dia 02, Rony chegou ao seu quarto título internacional na carreira – além das duas Libertadores pelo Alviverde (2020 e 2021), o jogador havia levantado o troféu da Copa Sul-Americana pelo Furacão, em 2018.

E quando o assunto é torneio continental, não se pode deixar de destacar que o atual camisa 10 – chegou em 2020 como camisa 11, depois passou a ser o camisa 7 e, recentemente, com o retorno de Dudu, foi “promovido” à 10 para que o Baixola retomasse a 7 -, é o segundo maior artilheiro do Palmeiras na história da Libertadores, com 11 gols, ao lado de Willian Bigode, Borja e Tupãzinho (ponta-de-lança do Verdão dos anos 60), e atrás apenas de Alex, artilheiro máximo no quesito, com 12 gols. Nesta lista, Em apenas duas edições, Rony ultrapassou nomes de lendários como Ademir da Guia, César Maluco e Edmundo.

Apenas na edição da Libertadores de 2020, por exemplo, ele foi o líder geral de assistências (dentre todos os clubes que disputaram o torneio), com oito passes certeiros, inclusive o cruzamento para Breno Lopes marcar o gol do título diante do Santos, tem uma assistência na Libertadores 2021 e, com isso, soma, no total, 20 participações em gol (ou seja, gols e assistências somadas) em 21 jogos de Libertadores pelo Verdão.

Rony não foi decisivo só na Libertadores: vale destacar ainda que, meses depois da conquista da Libertadores de 2020, foi dele que originou-se a jogada do gol de Gabriel Menino que sacramentou a conquista do título da Copa do Brasil 2020, na final contra o Grêmio, no Allianz Parque, no triunfo por 2 a 0 (o primeiro gol havia sido marcado por Wesley).

Campeão da Tríplice Coroa (Paulista, Libertadores e Copa do Brasil 2020), da Libertadores 2021 e da Recopa Sul-Americana, e vice-campeão mundial de clubes 2021 pelo Verdão, Rony soma 109 jogos pelo Palmeiras (60 vitórias, 28 empates e 21 derrotas), 25 gols e 14 assistências, o jogador tem 26 anos e é atleta do Maior Campeão do Brasil até 2025.

GOLS EM CLÁSSICOS

Este, aliás, não foi o primeiro gol em clássico de Rony. Anteriormente, o jogador já havia marcado contra o próprio São Paulo, em 19/02/2021, no empate por 1 a 1 no Morumbi pelo Campeonato Brasileiro de 2020, e depois contra o Santos, em 07/11/2021, na vitória por 2 a 0 sobre o Peixe na Vila Belmiro pelo Brasileirão daquele ano.

Por ter marcado pela segunda vez no Morumbi contra o São Paulo, inclusive, Rony se igualou aos jogadores Magrão (volante) e Edmundo como principal artilheiro neste século contra o Tricolor na casa do rival. Magrão havia anotado dois gols no ano de 2002, enquanto o Animal fez um gol contra o São Paulo no Morumbi em 2006 e outro em 2007.