Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Aníbal marcou o primeiro gol do PalmeirasUm gol no último lance do jogo definiu a vitória emocionante do Palmeiras na primeira partida da final do Campeonato Paulista Sub-17. De virada, o Verdão venceu a Ponte Preta por 2 a 1, no estádio Novelli Júnior, em Itu-SP, e abriu vantagem de forma merecida, com gols de Aníbal e Guilherme Ferraz, nos acréscimos. O jogo de volta será no sábado (25), às 11h, no Moisés Lucarelli, em Campinas-SP, e o Verdão pode até empatar para ficar com o título estadual.

>> Confira as fotos de Palmeiras x Ponte Preta

O Sub-17 do Palmeiras vive uma maratona de finais e também está na decisão da Copa do Brasil Sub-17, principal torneio nacional da categoria, contra o Corinthians. O duelo de ida será nesta quarta-feira (22), às 17h30, na Arena Corinthians, com transmissão ao vivo do SporTV e da ESPN Brasil.

“Foi uma vitória muito importante, agora temos a vantagem do empate. É uma tranquilidade a mais, mas temos de jogar da mesma forma o jogo de volta, buscando o gol o tempo todo. Graças a Deus pude ajudar a equipe com um gol no finalzinho, vamos que vamos em busca do título. Agora é focar para quarta-feira, na Copa do Brasil, para buscarmos outra vitória”, afirmou Guilherme Ferraz.

A base do Palmeiras vive um final de temporada histórico e, pela primeira vez, as cinco categorias chegaram juntas à final do Paulistão. Além do Sub-17, o Sub-11 venceu o primeiro jogo contra o Santos por 2 a 1, o Sub-13 bateu o Corinthians por 4 a 3 e o Sub-15 empatou em 0 a 0 com o São Paulo. O Sub-20 também enfrentará a Ponte Preta na decisão, em datas a serem definidas pela FPF.

Ponte Preta e Palmeiras Sub-17 fizeram um primeiro tempo parelho em Itu. Apesar das propostas de jogo diferentes, a igualdade em campo foi vista no placar. Aos 13 minutos, o rival saiu na frente após cobrança de escanteio. O Verdão empatou aos 22, em jogada trabalhada pela direita, cruzamento de Tomás e finalização de Aníbal, bem posicionado na área para conferir.

A segunda etapa foi de pressão total do Palmeiras e uma aposta clara da Ponte nos contra-ataques. Aos 21 minutos, Vitão finalizou firme na área e obrigou o goleiro de Campinas a fazer grande defesa. Pelo lado alviverde, o goleiro Magrão não ficou atrás e operou um milagre aos 32 minutos, em chute à queima-roupa. No último lance, Guilherme decretou a vitória aproveitando bola enfiada na frente.

A campanha geral do Verdão no Paulista Sub-17 tem números expressivos: são 25 vitórias, dois empates e quatro derrotas, com 110 gols marcados e apenas 21 sofridos. O Sub-17 do Verdão havia chegado à final do Paulistão pela última vez em 2014, quando Gabriel Jesus destacou-se ao anotar 37 gols.

Palmeiras Sub-17: Magrão; Lucas Rosa (Gustavo), William, Vitão e Esteves (Bernardo); Patrick, Gabriel Menino (Luan Cândido), Tomás e Alan; Fabrício e Aníbal (Guilherme Ferraz). Técnico: Artur Itiro.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_O gol de Guilherme Ferraz no último minuto deu a vitória ao Verdão