Com gol no último minuto, Verdão vence amistoso contra o Ajax
Agência Palmeiras
A temporada do Verdão começou com vitória: 1 a 0 sobre o Ajax da Holanda, no Pacaembu. O amistoso internacional teve um primeiro tempo bastante movimentado e um segundo tempo repleto de substituições. O gol alviverde saiu no último lance da partida: Pedro Carmona marcou de cabeça aos 49 minutos do segundo tempo, após cruzamento de Luan.
O jogo começou com os times no ataque. A primeira chance foi do Verdão, Marcos Assunção cobrou falta aos 2 min, mas a zaga holandesa tirou o perigo. No contra ataque, o Ajax saiu na cara do gol, mas a defesa afastou o perigo pouco antes da finalização. A chance seguinte foi novamente do time holandês, quando o atacante De Jong tentou encobrir Deola e acabou mandando a bola para fora.
Logo aos 4 min, nova chance para o Palmeiras, novamente dos pés de Marcos Assunção, que cobrou escanteio e a bola foi parar na trave do goleiro Vermeer. Com 9 min de jogo, o meia Lodeiro recebeu a bola no meio da área e tentou tocar na pequena área, mas o camisa 22 Deola caiu e parou a bola com segurança. Marcos Assunção levou perigo novamente aos 11 min, depois de boa jogada de Cicinho e Ricardo Bueno, a bola sobrou para o camisa 20 fora da área, que chutou forte e obrigou o goleiro holandês a fazer a defesa.
Aos 13 min, Sulejmani fez ótima jogada pela esquerda e cruzou na pequena área. A bola ia na direção do atacante De Jong, mas Deola espalmou e afastou o perigo. Com 15 min de jogo, Luan dividiu e a bola sobrou para Tinga, que entrou invadiu a área e iria sair na cara do gol, mas Vertonghen afastou. Marcos Assunção cobrou o escanteio no primeiro pau e Leandro Amaro cabeceou para fora. O jogo não parou e foi muito rápido nos primeiros 15 minutos!
Com cerca de 20 min, começou a chover no Pacaembu. Aos 22 min, nova chance do Ajax. Anita avançou pela esquerda e cruzou na cabeça de Lodeiro, que finalizou, mas a bola desviou no zagueiro Henrique e foi para fora. Três minutos depois, Janssen cobrou escanteio fechado, levando perigo para o gol alviverde, mas Deola deu um soco na bola e afastou o perigo.
Aos 29 min, Cicinho recebeu a bola na esquerda e tocou de primeira para Tinga, que estava quase chegando na área quando sofreu a falta de Enoh, que recebeu o cartão amarelo. Na cobrança, Marcos Assunção jogou na área, a bola desviou e obrigou o goleiro Vermeer a fazer uma grande defesa no reflexo. Nos dois lances seguintes, um cartão amarelo para cada lado: Marcos Assunção levou primeiro, por falta em Sulejmani, e em seguida Vertonghen foi advertido por falta feia em Ricardo Bueno.
Com 37 min, Valdivia fez dois lances geniais. Primeiro deixou Tinga na cara do gol com um lindo passe, mas Vermeer chegou um pouco antes do camisa 17. No lance seguinte, o chileno viu o goleiro adiantado e quase marcou um golaço de cobertura. Com 41 min, Valdivia fez boa jogada pelo meio, mas sofreu a falta de Alderweireld, que levou o cartão amarelo. Na cobrança, Marcos Assunção chutou para fora. E foi o último lance importante do primeiro tempo. Mesmo sem gols, a primeira etapa foi bastante movimentada.
Os times foram para o segundo tempo com várias alterações. No Palmeiras, saíram Leandro Amaro, Juninho e Ricardo Bueno, para as entradas de Maurício Ramos, Gerley e Fernandão. No Ajax, os que saíram foram Vermeer, Ligeon, Anita, Eriksen e Lodeiro, e entraram Cillessen, Van Rhijn, Blind, Ozbiliz e Serero.
A segunda etapa começou bem menos movimentada que a primeira. Aos 5 min, a primeira chance do segundo tempo foi do Ajax, quando Ozbiliz cruzou para De Jong, que cabeceou para fora. Aos 16 min, Felipão fez novas substituições: Maikon Leite entrou no lugar de Tinga e Pedro Carmona entrou no lugar de Valdivia. E em seguida, mais quatro substituições no Ajax: Ooijer no lugar de Alderweireld, Bouy no lugar de Janssen, Bulykin no lugar de De Jong e Aissati no lugar de Sulejmani.
A primeira boa chance do Palmeiras no segundo tempo aconteceu aos 23 min, quando Pedro Carmona achou Luan na ponta esquerda, que cruzou para a área na direção de Fernandão, mas o atacante não alcançou a bola. No minuto seguinte, Scolari realizou a sexta substituição no Verdão: Marcos Assunção saiu para a entrada de Chico. Logo depois, a bola foi cruzada na área palmeirense, e Deola dividiu forte com o grandalhão Bulykin para afastar o perigo.
Aos 31 min, Pedro Carmona fez uma linda jogada: limpou para o meio e bateu de fora da área, a bola passou muito perto do ângulo. No minuto seguinte, Fernandão teve uma boa chance, roubou a bola, avançou e chutou da entrada da área, mas errou o alvo. Aos 35 min, a chance foi do Ajax. O atacante Bulykin driblou Maurício Ramos na ponta direita, invadiu a área a chutou sem ângulo, a bola bateu na rede pelo lado de fora. Pouco depois, Frank De Boer fez mais uma alteração: Klaassen no lugar de Enoh.
Maikon Leite levou muito perigo aos 41 min, quando fez ótima jogada, limpou para o meio e bateu rasteiro, a bola passou rente à trave do goleiro Cilissen. No minuto seguinte, Deola salvou o que seria o gol do Ajax: Klaassen recebeu de Ooijer na entrada da área e chutou muito forte, obrigando o camisa 22 a fazer grande defesa e espalmar para fora. E logo em seguida, fez outra ótima defesa em mais um chute, dessa vez de Serero.
E no último lance da partida, Pedro Carmona fez o gol do Vedão! Luan fez boa jogada pela esquerda e cruzou no segundo pau, o camisa 21 chegou de trás e cabeceou para o fundo das redes!
Agora o Palmeiras se prepara para a estreia do Paulisão 2012, que acontece no próximo dia 22, contra o Bragantino.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 AJAX
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 14 de janeiro de 2011, sábado
Horário: 17 horas (de Brasília)
Público: 25.432
Renda: R$ 785.964,00
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza
Cartões Amarelos: Enoh, Vertonghen, Alderweireld, Bouy (Ajax); Marcos Assunção (Palmeiras)
Gol: Pedro Carmona, aos 49 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Henrique, Leandro Amaro (Maurício Ramos) e Juninho (Gerley); Márcio Araújo, Marcos Assunção (Chico), Tinga (Maikon Leite) e Valdivia (Pedro Carmona); Luan e Ricardo Bueno (Fernandão)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
AJAX: Vermeer (Cillessen); Ligeon (Van Rhijn), Vertonghen, Alderweireld (Ooijer) e Anita (Blind); Enoh (Klaassen), Janssen (Bouy), Eriksen (Ozbiliz) e Lodeiro (Serero); De Jong (Bulykin) e Sulejmani (Aissati).
Técnico: Frank De Boer