Com muita vontade, Verdão empata com o Flamengo no Rio
Agência Palmeiras Thiago Kimori
Quem não se lembra dos grandes jogos entre Palmeiras e Flamengo? A noite desta quarta-feira (12) estava reservada para mais um grande duelo entre o time paulista e o time carioca. Duas forças do futebol brasileiro se encontraram no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, para medir forças pelo Campeonato Brasileiro.
O Palmeiras teve desfalques importantes para essa partida. Marcos, Márcio Araújo, João Vítor, Valdivia e Kleber não puderam participar do confronto. Em compensação, Cicinho e Luan retornaram à equipe titular.
Jogando bem e com muita vontade, o Palmeiras empatou por 1 a 1 com o Flamengo e voltou com um ponto para São Paulo.
Clique aqui e fique por dentro do confronto
Um clássico nacional que guarda grandes lembranças na memória do torcedor palmeirense. O Verdão, todo de verde, e o Flamengo, com a camisa rubro-negra e o calção branco, chegaram ao estádio do Engenhão para realizar mais um grande duelo pelo Campeonato Brasileiro.
O início conturbado fez com que poucas oportunidades efetivas de gol acontecessem nos primeiros minutos de jogo. Só aos 12min que o primeiro chute a gol aconteceu. Fernandão arriscou de fora da área, mas a bola perdeu a direção e passou longe do gol. Aos 15min, o time carioca acertou duas bolas seguidas no travessão do goleiro Deola, e incrivelmente, não fez o primeiro gol da partida. Um susto para o Palmeiras.
Seis minutos depois, Fernandão teve a grande chance do jogo até aquele momento. O atacante recebeu a bola de Patrik, e no meio da área, não soube aproveitar a oportunidade e desperdiçou o que poderia ser o primeiro gol do Palmeiras. As jogadas perigosas não eram frequentes. Um ataque aqui, outro ali, e um clássico bem disputado que poderia ser decidido em detalhes.
Aos 26min, foi a vez de Thiago Neves tentar algo melhor para o Flamengo. O meia arriscou de longe, mas não acertou a meta de Deola. A bola apenas seguiu para a linha de fundo. A defesa bem armada do Verdão obrigava o time carioca a arriscar chutes de longa distância. O bloqueio palmeirense dificultava a entrada dos atacantes rubro-negros na área alviverde. E o Palmeiras, tentava a sorte nos contra-ataques.
Quando o relógio marcou 35min, Marcos Assunção, machucado, deixou o gramado para a entrada do volante Rivaldo. A equipe palmeirense perdia uma grande força do time, e a bola parada também ficava fragilizada. Quatro minutos depois, Luan cabeceou para o meio da área, a bola passou por Fernandão e Maikon Leite encheu o pé, a defesa flamenguista conseguiu afastar a bola. Outra ótima chance do Palmeiras, que pressionava nesse momento da partida.
Tudo se encaminhava para um empate no primeiro tempo, e foi o que aconteceu. Aos 46min, o árbitro Emerson de Almeida Ferreira pôs fim aos primeiros 45 minutos de jogo. Os times seguiram para os vestiários do Engenhão.
Clique aqui e participe do nosso Bolão!
O Palmeiras voltou para o segundo tempo como terminou o primeiro. Os primeiros 10 minutos da segunda etapa não foram nada animadores. Nenhuma oportunidade fez os torcedores do Verdão se animarem. Pelo contrário, aos 10min, uma jogada mudaria o rumo da partida. Thiago Neves arriscou um chute em direção ao gol de Deola e a bola acabou entrando. 1 a 0 para o Flamengo no estádio do Engenhão.
No mesmo minuto, o técnico Felipão fez a segunda alteração no jogo. Ricardo Bueno entrou no lugar do atacante Fernandão. O gol sofrido pareceu ter desanimado a equipe palestrina, que ainda tentava avançar pelas laterais do campo. Desânimo que se encerraria aos 18min. Após ótima jogada de Cicinho, o atacante Maikon Leite, em alta velocidade, invadiu a área do Flamengo pelo lado direito do ataque palmeirense e encheu o pé para deixar tudo igual no Engenhão. Gol do Palmeiras e 1 a 1 no placar.
As jogadas com Maikon Leite eram a grande arma do Verdão contra a equipe flamenguista. Após o gol de empate, o time comandado por Luiz Felipe Scolari melhorou na partida e criou boas oportunidades contra o rival. A velocidade era a grande qualidade alviverde, que tentava finalizar certo e virar o placar.
Aos 30min, Patrik cobrou falta e o goleiro Felipe defendeu de maneira estranha, quase permitindo o segundo gol do Palmeiras. Dois minutos depois, o atacante Jael levou perigo, mas Deola fez uma defesa espetacular e impediu o gol carioca. Aos 36min, a última mudança do Verdão. Patrik deixou o gramado para a entrada de Tinga. O treinador palmeirense buscava renovar as forças no meio para buscar a vitória no Rio de Janeiro.
O atacante Ricardo Bueno entrou bem na partida e participou de alguns bons lances do Palmeiras. Mas de nada adiantou. O jogo terminou empatado no estádio do Engenhão e o time alviverde volta para São Paulo com um ponto na bagagem.
A próxima partida do Verdão será domingo (16), em São Paulo, às 16h, contra o Fluminense pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 1 PALMEIRAS
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de outubro de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 21h50(de Brasília)
Público: 22.572 pagantes
Árbitros: Emerson Ferreira de Almeida (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Helberth Costa Andrade (MG)
Cartão Amarelo: Willians, Alex Silva, Negueba(Fla); Marcos Assunção, Patrik, Cicinho, Thiago Heleno(Pal)
Gols:
FLAMENGO: Thiago Neves aos dez minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Maikon Leite aos 18 minutos do segundo tempo
FLAMENGO: Felipe Leonardo Moura, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar; Aírton (Fierro), Willians (Negueba), Renato Abreu e Bottinelli; Thiago Neves e Deivid (Jael)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
PALMEIRAS: Deola, Cicinho, Henrique, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Chico, Marcos Assunção (Rivaldo), Patrik (Tinga) e Luan; Maikon Leite e Fernandão (Ricardo Bueno)
Técnico: Luiz Felipe Scolari