Com time ‘reserva’, Palmeiras perde e se classifica em segundo lugar

Agência Palmeiras
Érica Tsanakaliotis

O Palmeiras viajou até Campinas para enfrentar a Ponte Preta, neste domingo (17), em partida válida pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Paulista. Em um jogo bastante disputado, o Palmeiras perdeu por 2 a 1, teve a invencibilidade de 15 jogos quebrada e se classificou em segundo lugar para as quartas de final do Paulistão.

Para este jogo, o comandante palmeirense poupou alguns atletas que vinham jogando com frequência, caso de Márcio Araújo que atuou em todas as partidas. O Palmeiras também contou com os desfalques do meia Valdivia, Patrik e Lincoln, vetados pelo departamento médico, e de Gabriel Silva, suspenso.

Clique aqui e confira os detalhes da partida

O jogo começou equilibrado, com a Ponte Preta marcando a saída de bola palmeirense. O Felipão optou em escalar o time mais ofensivo com três atacantes e, apesar da forte marcação, o Verdão criou boas jogadas e teve mais oportunidades.

Com Max Santos e Rivaldo atuando em triangulação, o Palmeiras abusou de jogadas pelas laterais e chegava com mais facilidade à defesa adversária. Aos 20min, a boa atuação de Max Santos surtiu efeito. O jogador arriscou um chute de fora da área e a bola passou entre as pernas do goleiro Bruno, que tentou disfarçar o frango, mas era tarde demais.

Após o gol, o jogo ficou mais pegado e o time do interior aproveitou uma boa jogada pela esquerda, onde Márcio Diogo não desperdiçou a chance e chutou contra o goleiro Deola, que chegou a encostar na bola, mas não evitou o gol de empate, aos 24min.

Sempre muito caçado em campo, Kleber sofreu muitas faltas e o juiz, Salvio Spinola, não as advertia. Irritado com a situação, o técnico palmeirense chegou a reclamar com o quarto árbitro e ameaçou tirar o jogador de campo caso nenhuma providência fosse tomada.

No restante da partida, o Palmeiras continuou no ataque levando muito perigo ao adversário. Aos 32min, foi a vez de João Vítor tentar deixar sua marca, mas se complicou na hora do passe ao se aproximar da área. Outro jogador bastante acionado foi Cicinho, que era constantemente parado por faltas.

No final da primeira etapa, a Ponte aproveitou algumas oportunidades para partir com velocidade no contra- ataque, mas sem sucesso em nenhuma finalização. Aos 46min, o árbitro apitou o fim do primeiro tempo. Com o resultado parcial de 1×1, o Palmeiras segue líder do Paulistão.

Clique aqui e vote no craque da rodada.

Na volta do intervalo, Felipão cumpriu com o prometido. Tirou o capitão do time, Kleber, para a entrada do jovem Vinícius. A primeira oportunidade foi do time da casa, que aos 10min, assustou o goleiro Deola com uma bomba de Guilherme na trave.

Pensando na próxima fase do Campeonato Paulista, Scolari fez a segunda alteração da partida ao colocar Luis Felipe no lugar de Cicinho, com 16min de bola rolando. Logo em seguida, foi a vez de Luan entrar no lugar de Max Santos, que saiu aplaudido pela torcida alviverde presente no estádio Moisés Lucarelli.

O time de Campinas insistia no ataque, mas a defesa alviverde conseguia se virar e tirar o perigo de perto. Mas, aos 31min, não teve jeito. Após cobrança de escanteio, a zaga tirou a bola e a sobra ficou para Renatinho, que finalizou de fora da área e virou o placar.

Nos minutos restantes, o Palmeiras tentou buscar o gol de empate com Luis Felipe em cobrança de escanteio, mas a bola passou por todo mundo que estava na área. Enquanto isso, a Ponte gastava o tempo trocando passes na defesa.

Após 4min de acréscimo, o árbitro apitou o final da partida. Com o término de todos os jogos da última rodada, o Palmeiras fica em segundo lugar na tabela, com 41 pontos e enfrentará o Mirassol nas quartas de final do Campeonato Paulista.

O próximo compromisso do Verdão será contra o Santo André, nesta quinta-feira (21), às 16h, no Pacaembu, em partida válida pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 2 X 1 PALMEIRAS

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 17 de abril de 2011, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Anderson José de Moraes Coelho (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Paulo Roberto de Sousa Júnior e Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (ambos de SP)
Renda: R$ 223.156,00
Público: 9.956 espectadores
Cartões amarelos: Eduardo Arroz, Josimar e Tiago Luís (Ponte Preta); Luan, Rivaldo e Chico (Palmeiras)
Gols:
PONTE PRETA: Márcio Diogo, aos 25 minutos do primeiro tempo; Renatinho, aos 30 minutos do segundo tempo.
PALMEIRAS: Max Santos, aos 21 minutos do primeiro tempo

PONTE PRETA: Bruno; Eduardo Arroz, Wellington, Ferron e Uendel; Guilherme, Josimar, Lucas (Renan) e Marcio Diogo (Charles); Renatinho (Mateus) e Tiago Luis
Técnico: Gilson Kleina

PALMEIRAS: Deola; Cicinho (Luis Felipe), Maurício Ramos, Leandro Amaro e Rivaldo; João Vitor, Chico, Tinga e Max Santos (Luan); Kleber (Vinícius) e Adriano Michael Jackson
Técnico: Luiz Felipe Scolari.