Com vantagem no retrospecto geral, Verdão encara Coritiba nesta quarta-feira
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
Faltando apenas duas rodadas para o término do primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2015, o Palmeiras visita o Coritiba nesta quarta-feira (12), no estádio Couto Pereira, em busca de mais três pontos na competição nacional – o Verdão atualmente ocupa a sétima colocação, com 28 pontos.
O retrospecto geral de confrontos é favorável ao time paulista. As duas equipes já se encontraram em 53 oportunidades, sendo 21 vitórias palmeirenses, 16 empates e outros 16 reveses. Considerando apenas os jogos do Brasileirão, a vantagem também é palestrina: 37 partidas, 14 triunfos, 11 resultados iguais e 12 derrotas.
Ainda aconteceram sete jogos amistosos, seis pela Copa do Brasil, um pela Taça Cidade de Curitiba, um pelo Torneio do Paraná e um, este de extrema importância, pelo torneio de inauguração do estádio do Pacaembu.
Em 2012, as duas equipes se encontraram na final da Copa do Brasil e o Palmeiras saiu com o título. Após vencer a primeira partida por 2 a 0, em São Paulo, o jogo decisivo aconteceu no dia 11 de julho, no Couto Pereira, palco da partida desta quarta-feira (11), e, com um empate em 1 a 1, o Verdão sagrou-se bicampeão do torneio.
O recorde de invencibilidade do confronto também pertence ao Palmeiras. Foram seis partidas consecutivas em duas oportunidades, em ambas com três empates e três vitórias. A primeira série aconteceu entre agosto de 1961 e dezembro de 1971, enquanto a segunda foi de dezembro de 1972 e outubro de 1987.
Confira os gols da partida decisiva que rendeu ao Verdão o título da Copa do Brasil 2012: