Comissão técnica do Verdão expõe cronograma de treinos em Itu-SP

Agência Palmeiras
Luan de Sousa

Após se reapresentar na última sexta-feira (3) e fazer praticamente apenas treinos físicos no final de semana, o Palmeiras chegou a Itu-SP na tarde desta terça-feira (07) e deu início à segunda parte da pré-temporada. De acordo com o preparador físico Fabiano Xhá, a ênfase agora serão as partes técnica e tática.

“Primeiramente, é importante concentrar por vários dias porque conseguimos assim controlar a alimentação, a hidratação e, principalmente, o descanso dos atletas. Aqui, quando eles não estão treinando, eles estão descansando. Em segundo lugar, praticamente finalizamos a parte física na manhã desta terça. Vamos ter apenas dois trabalhos físicos em Itu, o restante será com bola. O professor Kleina já começou o foco técnico e entrará com a tática nos próximos dias visando aos jogos-treino”, explicou Xhá, que comentou também a importância das partidas amistosas antes da estreia no Campeonato Paulista.

“É claro que o grupo conhece bastante o que o Kleina pede taticamente, mas temos jogadores chegando e os jogos-treino são importantes para isso. Sem contar que o ritmo de jogo só se adquire jogando. É aí que eles começarão a se soltar. No começo eles estarão um pouco travados, presos, mas as partidas auxiliarão bastante”, disse o funcionário palestrino, que reiterou a relevância dos exames feitos pelo departamento de fisiologia nos últimos dias.

“Com estes dados sabemos onde estamos partindo com cada atleta. E, com isso, podemos trabalhar especificamente com aqueles que apresentaram um pequeno desequilíbrio muscular. Ou seja, detectamos e podemos trabalhar, por meio dos complementos, com aqueles com um nível menor de força, resistência, etc. A ideia é deixar o grupo mais homogêneo possível perto do primeiro jogo da temporada”, afirmou.

Inicialmente marcados para as 16h, a comissão técnica palestina, por conta do forte calor, optou por remanejar os treinos vespertinos para as 16h30. Xhá citou também todo o cuidado que o clube vem tomando para evitar a desidratação dos atletas. “A nutricionista, Alessandra Favano, está aqui e fica em cima para os jogadores se hidratarem bastante, para não tomarem água apenas quando sentirem sede. A desidratação agiliza a fadiga muscular, a qual aumenta o risco de lesões. São detalhes que estamos muito atentos”, concluiu.