Confira o retrospecto do Verdão na história da Copa Libertadores

Agência Palmeiras
Assessoria de Imprensa

Durante a sua história, o Palmeiras atuou 140 vezes na Libertadores (73 vitórias, 27 empates, 40 derrotas, 255 GP e 164 GC). Em 2013, o clube palestrino chega à sua 15a participação na competição internacional, sendo o segundo time brasileiro com maior presença no torneio mais cobiçado da América do Sul. Durante as 14 edições anteriores, o Verdão disputou quatro vezes a final e foi campeão em uma oportunidade.

Em 1961, na segunda edição da Libertadores, o time alviverde ficou marcado na história por ser a primeira equipe do Brasil a chegar à decisão da competição – na final, foi derrotado pelo Peñarol, do Uruguai. Sete anos depois, em 1968, o Palmeiras mediu forças com o Estudiantes, da Argentina, na disputa pelo caneco, porém ficou com o vice-campeonato.

Contra o Deportivo Cali, da Colômbia, em 1999, o Verdão conquistou o título da Copa Libertadores pela primeira vez, após vencer a disputa por pênaltis no estádio Palestra Itália – naquele ano, Marcos começava a se tornar um dos grandes ídolos da história do clube. No ano seguinte, o time palmeirense chegou novamente à decisão do torneio e foi vencido pelo Boca Juniors, da Argentina, também nas penalidades máximas.