Conquista do SuperPaulistão de 1959 receberá homenagem neste sábado
Agência Palmeiras
Fábio Finelli
O Palmeiras vai realizar neste sábado (16), momentos antes da partida contra o Mogi Mirim, que começa às 17h, no estádio Palestra Itália, uma homenagem à conquista do Supercampeonato Paulista de 1959. Na ocasião, o Verdão venceu o poderoso Santos de Pelé numa série de três partidas emocionantes. O último jogo foi realizado no dia 10 de janeiro de 1960 e completou 50 anos nesta última semana.
Valdir Joaquim de Moraes, atual consultor técnico do time e goleiro na decisão de 1959, será o representante na homenagem. Ele receberá uma camisa comemorativa pela conquista. Além de Valdir, estão vivos da equipe que disputou as três partidas finais os jogadores Djalma Santos, Valdemar Carabina, Geraldo Scotto, Chinesinho, Américo, Nardo e Géo.
´É uma conquista inesquecível por tudo o que representava os dois clubes para o futebol brasileiro. Eram dois times que encantavam. Vai ser difícil esquecer esse título. É gratificante saber que o clube valoriza as glórias do passado através desse tipo de homenagem´, comentou Valdir de Moraes, atualmente com 73 anos.
Os dois primeiros jogos dessa eletrizante decisão, considerada até hoje como uma das mais importantes do futebol paulista, terminaram empatadas pelos placares de 2×2 e 1×1. Já o terceiro e decisivo duelo foi vencido pelo Verdão, por 2×1. Pelé abriu o marcador para o Santos, mas Julinho e Romeiro, de falta, viraram o marcador e deram ao clube uma conquista que é tida como referência na galeria de troféus do Palmeiras.
´Foi uma conquista memorável, pois os dois times possuíam verdadeiros esquadrões. Palmeiras e Santos terminaram a competição empatados em número de pontos e a FPF marcou uma série de melhor de três partidas. O Santos ganhava tudo naquela década e o Palmeiras não vencia o Estadual há nove anos. Por tudo isso, é um título que para sempre será lembrado e reverenciado´, relembrou o diretor do departamento de história do clube, Jota Roberto.
Confira a ficha técnica da decisão:
Palmeiras 2 x 1 Santos
Data: 10/01/1960
Renda: Cr$ 3.076.375,00
Público pagante: 60.000
Estádio: Pacaembu
Árbitro: Anacleto Pietrobom
Gols: Pelé, aos 13 minutos, e Julinho aos 41 do primeiro tempo. Romeiro (cobrando falta) aos 2 do segundo tempo
Palmeiras: Valdir; Djalma Santos, Valdemar e Geraldo; Zequinha e Aldemar; Julinho, Nardo, Américo, Chinesinho e Romeiro. Treinador: Osvaldo Brandão.
Santos: Laércio; Urubatão, Getúlio e Dalmo; Zito e Formiga; Dorval, Jair Rosa Pinto, Pagão, Pelé e Pepe. Treinador Lula.
No Youtube, o vídeo do jogo decisivo pode ser visto na voz de Cid Moreira.