Contra a Lusa, Palmeiras joga bem, mas sofre empate no final
Agência Palmeiras
No final da tarde deste sábado (19), o Verdão foi a campo contra a Portuguesa, no Pacaembu, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2012. As principais novidades do Palmeiras foram Daniel Carvalho, Patrik e Luan, que entraram no lugar de Valdivia, Marcos Assunção e Mazinho.
Os jogadores entraram no gramado com a palavra “nós” abaixo do número na camisa devido a uma ação social que está sendo promovida pela ONU, visando “combater” o individualismo e pregar a união coletiva.
O Palmeiras começou dominando as ações, atacando sempre pelo lado esquerdo, explorando as descidas de Luan e Juninho. Aos 5 min, Daniel Carvalho tentou um chute de fora da área, sem perigo para o goleiro adversário.
Aos 7, Patrik tabelou com Barcos na entrada da área e bateu forte em direção ao gol, mas o goleiro fez uma firme defesa. Cinco minutos depois, Bruno, bem posicionado, defendeu com segurança uma cabeçada de Ricardo de Jesus.
Logo após uma cobrança de escanteio do ataque palmeirense, houve um susto no gramado: o atacante adversário Ricardo de Jesus caiu de mau jeito no gramado e bateu fortemente a cabeça, chegando a “apagar” em campo e tendo que ser substituído.
Aos 18, Bruno fez uma bela defesa após boa jogada da Portuguesa. O jogo permaneceu movimentado e aos 24 min Barcos arriscou de longe e o goleiro Wéverton teve que se esticar pra fazer uma grande defesa. Seis minutos depois, Bruno fez mais uma boa defesa após cobrança de falta de Renato. A pressão da Lusa continuou, mas a defesa Palmeirense, bem postada, resistiu bem, sem maiores perigos.
Aos 38 min, após boa jogada do ataque alviverde, Luan estufou as redes com um belo chute de fora da área, fazendo o primeiro gol do Brasileirão.
A Portuguesa ainda teve mais uma chance no último minuto da primeira etapa. Boquita chegou à linha de fundo e cruzou para a área, mas foi muito bem interceptado por Henrique.
Aos 46 o árbitro apitou o final da primeira etapa, marcada por domínio do Palmeiras, que comandou as ações dentro de campo, arriscando diversos chutes de fora da área, inclusive marcando o gol em um deles. Com a zaga bem posicionada, Bruno não teve muito trabalho e mostrou sempre muita segurança quando foi requisitado.
O Palmeiras voltou a campo com a entrada de Maurício Ramos no lugar de Leandro Amaro, devido a dores no quadril.
A Portuguesa naturalmente começou tomando a iniciativa e logo aos 5 minutos o Palmeiras teve uma baixa em campo. Daniel Carvalho saiu contundido para a entrada de Mazinho. Aos 12, a Lusa entrou bem na área, mas chutou por cima do gol.
A resposta do Palmeiras foi imediata. Depois de boa troca de passes, a bola sobrou para Mazinho dentro da área, que chutou no canto do goleiro adversário, que fez grande defesa. A jogada animou o Palmeiras, que instantes depois chegou com Mazinho novamente, sofrendo falta na entrada da área. Na cobrança, Henrique carimbou a barreira e, no rebote, Cicinho chutou para fora.
O Verdão continuou explorando os contra-ataques e aos 27 Cicinho foi à linha de fundo e cruzou na direção de Barcos, porém, o cruzamento foi interceptado antes de chegar ao jogador. Em seguida, Patrik soltou o pé de fora da área para defesa em dois tempos do goleiro Wéverton.
Aos 30 min, um susto para o torcedor palmeirense: Léo Silva chutou de fora da área e a bola balançou a rede pelo lado de fora. A pressão continuou e, em jogada de Ananias, Raí bateu cruzado e o goleiro Bruno teve que se esticar todo para mandar para escanteio.
Cinco minutos depois, mais uma baixa palmeirense: Barcos saiu contundido para a entrada de Maikon Leite. Em seguida, Mazinho disparou em direção à grande área, chegou na cara do gol, mas foi interceptado. No rebote, Luan teve seu chute bloqueado.
Aos 38 min, Maikon Leite deu belo passe para Patrik, que arriscou de fora da área fazendo com que o goleiro adversário realizasse mais uma bela defesa.
Aos 41, gol da Portuguesa. Rodriguinho cabeceou no canto direito de Bruno após cruzamento pela direita. Cinco minutos depois, o Palmeiras ainda teve uma grande chance: após bate e rebate dentro da área da Lusa, Maikon Leite chutou forte e carimbou a trave. Aos 48 o árbitro apitou o final da partida.
O próximo compromisso do Verdão acontece nesta quarta (23), às 19h30, na Arena Barueri, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Kia do Brasil.
Já o próximo jogo pelo Campeonato Brasileiro acontece no domingo (27), em Porto Alegre, às 18h30.
Escalação: Bruno; Cicinho, Leandro Amaro (Maurício Ramos), Henrique e Juninho; Márcio Araújo, João Vitor, Daniel Carvalho (Mazinho) e Patrik; Luan e Barcos (Maikon Leite).
Gols:
Palmeiras: Luan (38' – 1º tempo)
Portuguesa: Rodriguinho (41’ – 2º tempo)