Departamento de Comunicação
Os treinos virtuais do elenco do Palmeiras para a temporada de 2023 seguem a todo vapor. Monitorados e orientados em tempo real pelos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance do clube, o elenco realizou na manhã desta quinta-feira (22) trabalhos de força, mobilidade articular e esforço por meio de estímulos metabólicos.
Enquanto o meio-campista Bruno Tabata e os atacantes Merentiel e Giovani utilizaram a estrutura do centro de excelência, os demais participaram de forma remota por videochamada. Aniversariante do dia, o técnico Abel Ferreira acompanhou virtualmente a sessão de treinos e recebeu os parabéns dos jogadores.
O coordenador científico do Verdão, Daniel Gonçalves, avaliou de forma positiva as duas primeiras etapas da pré-temporada. O planejamento, definido em conjunto com a comissão técnica, tem também o objetivo de reduzir a fadiga mental dos jogadores – foram 74 jogos em 2022, 91 partidas em 2021 e 60 em 2020.
“Temos tratado esse momento de treinos virtuais como a segunda etapa da pré-temporada 2023. Na primeira, os atletas se movimentaram seguindo a cartilha do clube, com monitoramento, mas sem o acompanhamento em tempo real. Agora, na segunda etapa, fazemos esse acompanhamento visando o recondicionamento físico. Sabemos que os atletas têm consciência e não fogem das suas rotinas alimentares”, disse Daniel Gonçalves.
“A mobilização tem sido satisfatória. Os treinamentos têm atingido a proposta idealizada pelo monitoramento da frequência cardíaca, então percebemos que eles têm se empenhado e atingido os objetivos metabólicos. Na terceira etapa, no dia 2, esses atletas se apresentam em uma condição adequada para iniciarmos presencialmente a última parte, visando a preparação para o Paulista e para a Supercopa do Brasil”, completou o coordenador.
Os treinos virtuais continuarão até sexta (23) e, após a folga no fim de semana de Natal (24 e 25), terão sequência até o dia 30. A reapresentação presencial será na tarde de 2 de janeiro – as atividades no campo começam no dia seguinte. A estreia na próxima temporada está marcada para o dia 15, contra o São Bento, no Allianz Parque, pela primeira rodada do Campeonato Paulista, torneio do qual o Verdão é o atual campeão.
“O intuito agora é recobrar o condicionamento físico, sabemos que há alterações pelo que chamamos de período de transição. São atletas de alto rendimento, não podem ficar semanas sem se movimentar, sem o hábito alimentar adequado. Eles poderão recobrar o condicionamento de maneira específica para, no dia 2, entrarmos direto em uma fase específica do treinamento visando mais a parte técnica e tática e fazer as abordagens físicas de maneira complementar”, finalizou Daniel Gonçalves.