Defesa do Palmeiras é a segunda menos vazada do Brasileiro

Agência Palmeiras
Fábio Finelli

Apesar de amargar apenas a 10a. colocação no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem algo a ser destacado na competição: o time encerrou a 34ª. rodada com a segunda defesa menos vazada, com apenas 34 gols sofridos (ao lado de Cruzeiro e Botafogo), só ficando atrás do líder Fluminense, que sofreu 33 gols. Outro dado relevante é que o Verdão tem a defesa que menos sofreu gols como visitante, apenas 15 em 17 partidas disputadas. Para o técnico Luiz Felipe Scolari, o bom rendimento dos defensores também tem a ver com o esforço dos jogadores de frente e com o trabalho feito pelo seu auxiliar, Murtosa.

´Sai um jogador, entra outro, e a nossa defesa continua bem. A conversa do dia-a-dia ajuda a termos esse bom retrospecto, mas os homens de meio e ataque também são fundamentais, pois eles tem a consciência de fechar os espaços e voltar para marcar´, disse. ´Além disso, o trabalho que é feito pela comissão técnica, especialmente pelo Murtosa, é importantíssimo. Ele treina com os zagueiros para dar bicão, arremates, cabeceios… O reflexo disso é o baixo número de gols que sofremos de uns tempos para cá´, completou o treinador.

A dupla de zaga que mais atuou neste Campeonato Brasileiro foi Danilo e Maurício Ramos. Nos 18 jogos em qua atuaram juntos, o time sofreu 15 gols e passou seis deles em branco. Os dois defensores vem atuando juntos desde 2009, quando o Palmeiras liderou por 19 rodadas a competição e durante um bom período teve a defesa menos vazada da competição. As outras duplas que mais atuaram foram Danilo e Fabrício (em cinco partidas), Edinho e Léo (três partidas), Danilo e Léo (duas partidas), Fabrício e Maurício Ramos (um jogo), Maurício Ramos e Edinho (um jogo) e Maurício Ramos e Léo (um jogo).

No sistema com três zagueiros, Felipão testou o time em cinco oportunidades. Maurício Ramos, Danilo e Fabrício atuaram nos jogos contra o Guarani (0x0), Atlético-MG (2×1), Fluminense (1×1) e Cruzeiro (2×3). Na rodada deste domingo (07), contra o Guarani, a equipe atuou com o trio inédito formado por Maurício Ramos, Fabrício e Leandro Amaro.