Delegação palmeirense recebe palestra sobre arbitragem da FPF

Agência Palmeiras
Fábio Finelli

O elenco e a comissão técnica do Palmeiras receberam na noite desta segunda-feira (11), em Atibaia, uma palestra do membro da comissão de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF), Arthur Alves Júnior. O objetivo foi relembrar e explicar as principais regras e orientações que serão adotadas pelos árbitros e assistentes durante o Campeonato Paulista deste ano.

A palestra foi promovida à pedido da diretoria de futebol do clube, que vê com importância o fato dos atletas saberem o que os árbitros e assistentes pensam e vão adotar na competição. ´Já fizemos isso na última temporada e resolvemos adotar o mesmo procedimento para que os jogadores mentalizem e entendam aquilo que a arbitragem de São Paulo vai colocar em prática na disputa deste ano. É sempre importante o elenco e a comissão técnica se atualizarem a respeito das regras, que têm características diferentes de acordo com cada competição´, explicou o gerente de futebol do clube, Toninho Cecílio.

Arthur Alves Júnior, que também é instrutor de árbitros, falou sobre as regras da competição por cerca de 1h30 e deixou claro que a Federação Paulista de Futebol será mais severa na punição aos árbitros que cometerem erros graves.

Além disso, uma das novidades da competição será a introdução dos analistas de arquibancada, Uma comissão de membros da comissão de arbitragem e ex-árbitros vão acompanhar jogo por jogo a fim de fiscalizar mais de perto a atuação do trio de arbitragem. ´O analista de arquibancada terá que enviar um relatório do que aconteceu no dia seguinte à realização da partida´, comentou.

De acordo com Alves Júnior, a aposta de que a arbitragem deste ano será melhor que as temporadas anteriores está na preparação que está sendo feita desde novembro de 2009. ´Estamos fazendo treinamentos práticos e simulações de jogadas com os árbitros e assistentes, além de passarmos diariamente vídeos práticos daquilo que pode acontecer nos jogos´, revelou.