Desfalcado, Palmeiras empata com o Ceará na Arena Barueri
Agência Palmeiras
Érica Tsanakaliotis
Depois de viajar até a Bolívia e ganhar de 1×0 do Universitario de Sucre, em partida válida pelas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana, o Verdão voltou para São Paulo onde enfrentou na tarde deste domingo (17), as 18h30, o Ceará pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com os desfalques de Kleber, expulso no jogo contra o Botafogo, e Valdivia, que lesionou o músculo posterior da coxa esquerda na Bolívia, o Palmeiras empatou na Arena Barueri, com gols de Marcos Assunção e Geraldo.
Clique aqui e veja as informações sobre a partida!
E a partida começou com uma ótima chance para o Palmeiras. Logo após o apito inicial do árbitro, Rodrigo Nunes de Sá, o Verdão saiu pressionando a saída de bola cearense e, no primeiro minuto de jogo, Tinga sofreu uma falta na lateral direita. Marcos Assunção, na cobrança, jogou a bola para a pequena área, mas o volante João Marcos estava bem posicionado para fazer o corte.
Depois desse lance, foi o Vovô que teve mais oportunidades. Com muitas trocas de passe no meio campo e marcação cerrada na saída de bola palmeirense, o Ceará tentava fazer jogadas tanto pelo lado esquerdo como pelo direito, mas todas sem sucesso.
E o primeiro cartão amarelo da partida foi para o Palmeiras. Aos 15min de jogo, Gabriel Silva cometeu uma falta ainda no campo de defesa do adversário. O jovem palmeirense levou seu terceiro cartão amarelo e também estará fora do clássico contra o Corinthians, no próximo domingo, dia 24.
E aos 20min, o Palmeiras voltou a assustar o Ceará. O lateral Gabriel Silva tentou uma jogada pelo lado esquerdo, avançou pela linha de fundo e cruzou para Dinei, que ficou cara a cara com o goleiro, mas acabou se atrapalhando na hora de dominar a bola, cabeceando-a para trás. O Verdão segue pressionando o time adversário nos minutos seguintes, sem chances concretas de gol.
E o ídolo da torcida teve mais uma oportunidade para levar a bola ao gol cearense. Aos 26min, Lincoln foi derrubado no meio de campo e Marcos Assunção cobrou a falta, mas o zagueiro Fabrício cortou de cabeça, tirando o perigo do gol.
O goleiro Deola só foi ter sua primeira participação no jogo aos 30min do primeiro tempo. Em um escanteio para o Ceará, Magno Alves cabeceou no canto direito do arqueiro, que caiu para fazer uma boa defesa. Aos 37min, após a reposição de bola do goleiro Michel Alves, o volante João Marcos perdeu a bola para Lincoln na entrada da área, que numa jogada rápida tocou para Rivaldo. Desequilibrado, o volante chutou mal por cima do gol, desperdiçando mais uma chance de balançar as redes.
No final da primeira etapa, Tinga sofreu uma falta próxima a área. E o ritual segue o mesmo. Marcos Assunção dessa vez não erra e com uma precisão sem igual, cobra falta rente à trave esquerda de Michel Alves. Palmeiras 1×0 Ceará. Com esse golaço, o volante chega ao seu sétimo gol com a camisa do Verdão, que termina o primeiro tempo na frente do placar.
E o início da segunda etapa começa com alterações para ambos os times. No Verdão, o técnico Luiz Felipe Scolari tirou Mauricio Ramos para a entrada de Fabrício. Já o Ceará colocou o meia Reina, no lugar de Jean Carlos. Aos 6min, o time cearense chegou com perigo ao gol Alviverde. Em um lance iniciado ainda no campo de defesa, o Vovô fez uma boa troca de passes, que sobrou na frente e Fabrício não alcançou por pouco. Mas a auxiliar já havia marcado impedimento.
O Palmeiras só chegou ao campo adversário aos 10min. Rivaldo prendeu a bola e soltou em velocidade para Márcio Araújo, que invadiu a área, mas finalizou para fora. Nos minutos seguintes, ambos os times tiveram oportunidades de criar jogadas, mas a bola parava no meio campo.
Aos 19min do segundo tempo, Felipão faz a segunda alteração do Palmeiras. Para poupar o autor do gol, Marcos Assunção, para o próximo jogo contra o Corinthians, entrou o Pierre em seu lugar. E nos minutos seguintes só deu Ceará. O time visitante assustou a equipe Alviverde pela primeira vez aos 23min, quando um chute de longa distância enganou o goleiro Deola, que espalmou para escanteio. No minuto seguinte, o Ceará quase empatou o jogo. Após bela troca de passes, Reina chutou forte e acertou a trave do goleiro palmeirense.
Já o Palmeiras prendeu a bola no campo de ataque, mas não conseguiu invadir a área adversária que, aos 36min, igualou o placar após um pênalti cometido por Márcio Araújo em cima de Magno Alves. Com essa falta, Araújo tomou seu terceiro cartão amarelo e também não jogará contra o Corinthians. Na cobrança, Geraldo chutou mal, no meio do gol, mas o suficiente para marcar. Palmeiras 1×1 Ceará.
Após o gol, Palmeiras faz sua última alteração. Entrou Tadeu no lugar de Rivaldo. Em busca do gol da vitória, o Verdão se colocou todo no campo de ataque, que usou a bola aérea como principal arma, enquanto o Ceará se defendeu como pode. Apesar da pressão, o gol não veio e o jogo terminou empatado.
Com este resultado, o Palmeiras segue invicto na Arena Barueri, mas cai uma posição na tabela, ficando em décimo lugar. O próximo jogo pelo Campeonato Brasileiro será contra o Corinthians pela 31ª rodada. Mas, no meio da semana, o Verdão terá a partida de volta das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana contra o Universitário de Sucre, na Arena Barueri. Time pelo qual o Palmeiras ganhou de 1×0 na última 4ª feira.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x CEARÁ
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 17 de outubro de 2010, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Arbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Márcia Lopes Caetano (Fifa-RO) e Luiz Muniz de Oliveira (RJ)
Cartões Amarelos: Gabriel Silva, Marcio Araujo e Dinei (Palmeiras); Heleno (Ceará)
Gols: PALMEIRAS: Marcos Assunção, aos 46 minutos do primeiro tempo
CEARÁ: Geraldo, aos 35 miutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Deola; Márcio Araújo, Maurício Ramos (Fabrício), Danilo e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção (Pierre), Rivaldo (Tadeu) e Tinga; Lincoln e Dinei
Técnico: Luiz Felipe Scolari
CEARÁ: Michel Alves; Boiadeiro, Anderson, Fabrício e Vicente; Heleno (Vandinho), João Marcos, Michel e Geraldo; Magno Alves (Diego Sacoman) e Jean Carlos (Reina)
Técnico: Dimas Filgueiras