Departamento de Comunicação

O Palmeiras fechou nesta segunda-feira (9) a contratação da goleira Katherine Tapia, que defendia o Santiago Morning-CHI. Com 30 anos, a experiente arqueira também atua pela Seleção Colombiana.

Tapia defende as cores da Seleção Colombiana (Foto: Leonardo Ruiz)

“A Tapia é uma grande jogadora e vai nos ajudar muito a alcançarmos os nossos objetivos. Em nome do clube, agradeço ao Santiago Morning pelo profissionalismo com que conduziu as tratativas”, disse o diretor da equipe feminina de futebol, Alberto Simão.

Uma de suas partidas de destaque aconteceu em 2021, representando o América de Cali-COL contra o Corinthians, pela semifinal da Conmebol Libertadores. Na ocasião, o jogo foi decidido nas penalidades e Tapia defendeu duas cobranças, eliminando o time brasileiro e garantindo a vaga da equipe colombiana na final da competição.

Outro encontro com um clube do Brasil ocorreu justamente diante do Palmeiras, nas quartas de final da Libertadores do ano passado, quando Tapia atuava pelo Santiago Morning-CHI. As Palestrinas garantiram lugar na semifinal com uma virada por 2 a 1.

Antes de 2019, a atleta dividia a sua paixão pelo futebol com a carreira de policial. Com a família formada por policiais, Katherine optou por seguir na profissão, mas, quando teve de escolher um lado, preferiu o esporte. Em 2018, começou a atuar pelo Atlético Nacional-COL, time para o qual já fez escolta policial.

Katherine Tapia enfrentou o Palmeiras na Libertadores (Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL)

Além da goleira, o Palmeiras também contratou a zagueira Indrig Sorriso e as atacantes Amanda Gutierres e Yamila Rodríguez. Para a temporada atual, o clube conta ainda com a permanência da goleira Amanda, da zagueira Poliana, da lateral-esquerda Katrine, da lateral-direita Bruna Calderan e da meia Camilinha.

Ficha técnica
Nome: Luz Katherine Tapia Ramírez (Kate Tapia)
Idade: 30 anos (07/12/1992)
Naturalidade: Santa Cruz de Lorica-COL
Posição: goleira
Clubes anteriores: Atlético Nacional-COL (2018-2020), América de Cali-COL (2020-2021), Santa Fé-COL (2021-2022) e Santiago Morning-CHI (2022)