Duelo entre Palmeiras e Grêmio completa 80 anos de história; confira retrospecto

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Adversário deste domingo (11), o Grêmio cruzou o caminho palmeirense pela primeira vez há 80 anos, em 1936, em um jogo amistoso. Naquela oportunidade, as duas equipes empataram em 1 a 1, no Estádio da Baixada, em Porto Alegre. Curiosamente, os times só voltaram a se enfrentar 10 anos depois, em 1946, no mesmo palco, em encontro que terminou 2 a 1 para o Palestra Italia.

O Palmeiras permaneceu invicto por mais três partidas – uma vitória, por 3 a 0, e dois empates – e só conheceu a primeira derrota em 1965 – 29 anos após o início da história entre as equipes, portanto. As maiores sequências sem reveses do Verdão contra o Grêmio foram registradas entre 1967 e 1973 (sete vitórias e três empates) e entre 1991 e 1995 (três vitórias e sete empates), ambas com 10 jogos.

Ao todo, os dois times já se enfrentaram 86 vezes, sendo 36 vitórias do Verdão, 32 empates e apenas 18 derrotas. Enquanto a equipe paulista marcou 125 gols, o time do sul do país balançou as redes em 93 oportunidades.

A maior goleada da história do confronto foi registrada em 1999, quando o Alviverde aplicou sonoro 6 a 0 sobre o time gaúcho – gols marcados por Alex (2), Evair, Júnior, Zé Maria e Edmílson. Curiosamente, na mesma edição do Campeonato Brasileiro, menos de um mês depois, o Verdão venceu outro jogo por 6 a 0, desta vez diante do Botafogo. 

Em Campeonatos Brasileiros, o Grêmio é o time que mais perdeu para o Palmeiras na história. Foram 29 triunfos palestrinos e 92 gols marcados – os tentos sofridos pelo time gaúcho também deixam a equipe como clube que mais levou gols do Verdão na competição.

Decisões

As duas equipes já se encontraram em diversas decisões ao longo dos 80 anos de história. Em 1961, os times se encontraram na final da Chave Sul da Taça Brasil, com classificação palestrina – no primeiro jogo, em Porto Alegre, o Palmeiras venceu por 3 a 0 e precisou apenas administrar o resultado na partida de volta, quando empataram em 1 a 1.

Em 1967, os clubes duelaram em caráter decisivo em duas oportunidades. Na Taça Brasil, vitória palmeirense na semifinal (derrota na primeira partida, no sul, por 2 a 1, e duplo triunfo no Pacaembu por 3 a 1 e 2 a 1). Já no Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o jogo derradeiro do quadrangular final foi contra o Grêmio e, com dois de César Maluco, o Verdão conquistou o título.

Pela Copa do Brasil, o Verdão superou os gaúchos nas edições de 1996 e 2012 – na fase semifinal nas duas oportunidades. Em 1996, o Verdão perdeu o título para o Cruzeiro, mas ultrapassou o Coritiba na decisão de 2012 e sagrou-se bicampeão da competição nacional.