Duelo entre Palmeiras e Santos completa 100 anos de história no Paulistão

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

O Palmeiras fez sua estreia em competições oficias há exatos 100 anos, em 1916, no principal torneio disputado à época: o Paulistão, que contou com a participação, além do Palestra Italia, do CA Paulistano, Mackenzie, AA das Palmeiras, São Bento, Ypiranga e do Santos, adversário do Alviverde neste sábado (20), em duelo válido pela 5ª rodada do campeonato estadual de 2016.

As equipes foram as primeiras encaradas pelo Palestra Italia em toda história – considerando partidas válidas por uma competição oficial – e, curiosamente, os únicos clubes que seguem com departamento de futebol ativo são justamente Palmeiras e Santos. Ao todo, as duas agremiações já mediram forças em 321 oportunidades (136V, 83E e 102D), sendo 184 jogos apenas do Paulistão (90V, 41E e 53D).

Divulgação_Primeiro jogo entre Palmeiras e Santos, pelo Paulistão, disputado no Palestra Italia, em 1921

Entre 1916, data do primeiro encontro no Paulista (4 a 2, na capital), e 1921, as partidas foram realizadas alternadamente na Vila Belmiro, casa santista, e na Chácara da Floresta, estádio localizado em São Paulo. O primeiro jogo realizado no Palestra Italia aconteceu em 1921, um ano após sua aquisição, em 1920, e não poderia terminar melhor: o Verdão aplicou sonora goleada de 6 a 1 sobre o Santos.

O estádio palmeirense – contando Allianz Parque e Palestra Italia, antes e depois da reforma – já recebeu o jogo entre Palmeiras e Santos 39 vezes, em duelos válidos pelo torneio estadual. Foram 23 vitórias do Verdão, oito empates e apenas oito triunfos do Santos. Na soma total dos duelos no Paulista, considerando todos os campos, a vantagem também é alviverde: 184 jogos, 90 jogos vencidos pelo Alviverde, 41 igualdades e 53 derrotas.

A última vez que as equipes se enfrentaram na casa palestrina foi em abril de 2015, no primeiro jogo da final do Paulistão daquele ano. O Verdão venceu por 1 a 0, com gol do atacante Leandro Pereira.