Departamento de Comunicação

O Palmeiras se sagrou campeão da Copa Paulista Feminina na tarde deste domingo (07), no Allianz Parque. As Palestrinas sofreram o revés para a equipe do São José pelo placar de 2 a 1, mas venceram por 4 a 2 no agregado. O tento da partida foi marcado por Ary Borges.

Palmeiras é bicampeão da Copa Paulista Feminina (Foto: Fabio Menotti)

As Palestrinas venceram o torneio pela segunda vez na história – a primeira aconteceu em 2019, com a goleira Jully, a zagueira Thais e as meias Dóroty e Juliana presentes na conquista.

Invicto na competição, o  Alviverde marcou oito gols e sofreu apenas três em quatro partidas. A meia Ary Borges balançou as redes em três oportunidades e se tornou a artilheira do time.

Além do troféu da Copa Paulista, as principais conquistas da modalidade são dois vices do Brasileiro (2000 e 2021), um título do Paulista (2001), três Jogos Regionais (2005, 2008 e 2010) e mais um título da Copa Paulista (2019).

A temporada das Palestrinas acaba em dezembro com a participação no Torneio Ladies Cup. Além do Verdão, a competição vai contar com a presença do River Plate-ARG, São Paulo, América de Cali-COL, Flamengo, Ferroviária, Santos e Santiago Morning-CHI.

O jogo

Precisando de três gols para levar a partida para os pênaltis, o São José começou a partida se lançando ao ataque. As adversárias tiveram a primeira chance aos dois minutos, em chute de dentro da área, mas Jully fez bela defesa e mandou a bola para a linha de fundo.

Aos 13 minutos, o Verdão criou a sua primeira oportunidade. Duda Santos chutou de fora da área e deu trabalho para a goleira rival, que se esticou para evitar o primeiro gol palestrino na partida.

Aos 19, Jully voltou a fazer mais uma defesa e o placar não saiu o zero a zero. Três minutos depois, Bruna Calderan cruzou na medida para Ary, que abriu o placar para o Verdão.

Embaladas, as Palestrinas tiveram duas ótimas chances com Chú Santos aos 25 e 30 minutos, mas a goleira Zany voltou a defender. Aos 33, o São José empatou o jogo com um chute de fora da área. A última chance da etapa inicial saiu dos pés de Julia Bianchi, aos 41, que mandou um chute rasteiro próximo da meta adversária.

Na volta do segundo tempo, a equipe adversária virou o jogo, aos dois minutos. O Palmeiras não se abalou e, voltando a encontrar espaço, aos cinco, Chú arriscou de longe e a goleira fez a defesa. Aos sete, Ary recebeu e carregou até a área, mas parou na goleira. Dois minutos depois, continuando a pressão, Katrine cruzou e Julia Bianchi cabeceou, mas a goleira adversária caiu para fazer a defesa.

Palmeiras Feminino: Jully, Thais, Agustina (C), Bruna Calderan (Giovana), Katrine, Julia Bianchi (Carolzinha), Ary Borges (Ottilia), Duda Santos (Karol Arcanjo), Camilinha (Carol Baiana), Rafa Andrade (Tainara) e Chú (Dandara). Técnico: Ricardo Belli.

Confira os resultados do Palmeiras na Copa Paulista:

Final

04/11 – 18h – São José 0 x 3 Palmeiras – Estádio Martins Pereira
Gols: Ary Borges (duas vezes) e Rafa Andrade

07/11 – 11h – Palmeiras 1 x 2 São José – Allianz Parque
Gol: Ary Borges

Semifinal

16/10 – Taubaté 0 x 1 Palmeiras – Estádio Joaquinzão
Gol: Giovana

31/10 – Palmeiras 3x 1 Taubaté – Estádio Municipal Nelo Bracalente
Gols: Bruna Calderan, Duda Santos e Giovana