Elenco recebe instruções e continuará avaliações na Academia

Agência Palmeiras
Fábio Finelli

O elenco palmeirense não terá descanso durante as férias de Natal e Ano Novo. A comissão técnica palmeirense elaborou uma série de recomendações para que os atletas voltem em boas condições na reapresentação do time, no dia 4 de janeiro.

´Não é cartilha, não agimos assim. Na verdade, sugerimos algumas instruções para que os jogadores voltem praticamente em forma, com no máximo três quilos a mais em relação à última medição, que foi feita antes de eles saírem de férias´, explicou o preparador físico Anselmo Sbragia. Segundo ele, é muito difícil fazer proibições aos jogadores na parte da alimentação. ´Durante as férias de final de ano, a gente sabe que é normal qualquer pessoa consumir bebida alcoólica ou se alimentar um pouco a mais que o normal. Pedimos apenas que evitassem o excesso´, comentou.

De acordo com Sbragia, alguns atletas normalmente voltam das férias até melhores do que saíram. ´Isso depende de cada jogador. Alguns têm mais tendência a voltar acima do peso, outros não. Como eu falei, não é cartilha, não terá multa ou bronca em caso de eles voltarem muito acima do peso. Mas isso foi uma maneira de eles voltarem em boas condições e não sofrerem tanto na primeira semana de treinos. Teremos poucos dias até a estreia no Paulistão´, completou.

O preparador físico palmeirense, no entanto, enalteceu a estrutura da Academia de Futebol ao comentar que o elenco não precisará sair de casa para dar continuidade aos exames. ´Acho que depois de mais de uma década, vamos fazer a pré-temporada na Academia e aproveitar toda a nossa estrutura. Ao contrário da maioria dos clubes, temos toda a aparelhagem para fazer qualquer tipo de avaliação clínica e cardiológica´, destacou. Na semana que antecedeu a última rodada do Campeonato Brasileiro, todos os jogadores deram início aos exames fisiológicos e cardiológicos. O objetivo era antecipar etapas já visando a temporada de 2011.

´Com as avaliações que foram feitas no início de dezembro, nós conseguimos medir o estado de cada atleta e ter os resultados já para quando eles se reapresentarem em janeiro´, apontou o fisiologista Paulo Zogaib, que também enalteceu a estrutura do centro de treinamento palmeirense. ´O Palmeiras talvez seja um dos poucos clubes do Brasil que se dá ao luxo de fazer essas avaliações dentro do próprio centro de treinamento. Temos toda uma aparelhagem de última geração graças a uma parceria feita com General Eletric (GE) e ganhamos não só em objetividade e agilidade, mas também em termos financeiros. Os custos destes exames feitos aqui são baixíssimos e a diferença é muito grande se fosse feito em lugares especializados.´

Parceria com a GE

Ao contrário da maioria dos clubes brasileiros, o Palmeiras está aproveitando a própria estrutura e realizando os exames na Academia de Futebol, que conta com aparelhos de última geração através de parceria feita com a GE Healthcare.

Em toda a América Latina, o Palmeiras é o único clube que conta com a esteira ergométrica, capaz de apontar o resultado em poucos minutos do percentual de gordura e massa corporal dos jogadores. Também na Academia de Futebol, o Palmeiras é um dos poucos clubes a contar com um ultrassom portátil e um equipamento de densitometria óssea (iDXA), que aponta o risco de fraturas e previne o tratamento dos jogadores das lesões.

O volante Marcos Assunção, que realizou as avaliações, elogiou a estrutura do clube e a comodidade de fazer os exames no centro de treinamento palmeirense. ´É algo a ser exaltado. Nem mesmo nos clubes da Europa os exames são feitos internamente, sempre em clínicas especializadas. Acho que nesse quesito, o Palmeiras é um clube que larga na frente. A estrutura aqui é comparável com grandes centros de fora do país´, comentou.

OUÇA O ÁUDIO DO VOLANTE MARCOS ASSUNÇÃO ELOGIANDO A ESTRUTURA PALMEIRENSE ACESSANDO: