Em 14 jogos, Palmeiras nunca foi derrotado pelo Grêmio no Pacaembu
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
O Palmeiras receberá o Grêmio neste sábado (01), no estádio do Pacaembu, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017. Curiosamente, os últimos quatro confrontos em São Paulo entre as equipes pela competição nacional foram disputados no campo municipal – em 2012 (0 a 0), 2014 (2 a 1), 2015 (3 a 2) e 2016 (4 a 3).
Ao todo, os times mediram forças 14 vezes no estádio paulista (confira lista abaixo). Foram 11 vitórias palestrinas e três empates. Foram 30 gols marcados pelo Alviverde e apenas 14 sofridos. O maior artilheiro do confronto no campo municipal é César Maluco, que balançou as redes seis vezes.
Alguns dos gols de César contra o Grêmio, inclusive, contribuíram com a atual recheada galeria do Palmeiras de títulos nacionais. Em 1967, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi decidido em uma partida diante dos gaúchos, em quadrangular final que contava também com Corinthians e Internacional. O Palmeiras precisava apenas do empate no Pacaembu para se sagrar campeão, mas César Maluco marcou duas vezes antes da primeira meia hora de jogo e garantiu o título para o Palestra Italia – a partida terminou 2 a 1, já que o time do Rio Grande do Sul descontou nos minutos finais.
As duas equipes também se enfrentaram pela semifinal da Taça Brasil de 1967 e, após derrota na partida de ida, em Porto Alegre, César comandou a equipe palmeirense nas duas vitórias por 3 a 1 (um gol) e 2 a 1 (dois gols), ambas no estádio do Pacaembu. Na final, o Verdão venceria o Náutico.
A partida mais recente disputada no estádio do Pacaembu terminou 4 a 3 para o Palmeiras, com tentos anotados por Gabriel Jesus, Róger Guedes, Vitor Hugo e Thiago Santos. Já sob o comando do técnico Cuca, o Alviverde foi a campo com Fernando Prass; Jean, Thiago Santos, Vitor Hugo e Zé Roberto; Matheus Sales, Tchê Tchê (Fabrício), Moisés (Thiago Martins), Dudu e Gabriel Jesus; Alecsandro (Róger Guedes).
Retrospecto geral
Os dois times já se enfrentaram 89 vezes ao longo da história. Foram 36 vitórias palmeirenses, 34 empates e 19 derrotas. A maior goleada aconteceu dia 13 de outubro de 1999, quando o Alviverde venceu por 6 a 0, no Palestra Italia, pelo Campeonato Brasileiro.