Em 1996, Palmeiras venceu no Independência e eliminou rival da Copa do Brasil

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Há 18 anos, Palmeiras e Atlético-MG se encontraram pela primeira vez em uma disputa eliminatória da Copa do Brasil. À época, o Verdão, que contava com Rivaldo, Müller e Luizão, venceu os dois embates contra os mineiros e avançou à fase seguinte da competição nacional. Na partida de ida, naquela oportunidade realizada em Belo Horizonte, justamente no estádio Independência, palco da partida desta quinta-feira (04), o Alviverde triunfou por 2 a 1, enquanto na volta, em São Paulo, aplicou sonora goleada por 5 a 0.

Desta vez, os mandos de campo foram invertidos. O time paulista recebeu os alvinegros no primeiro jogo do duelo e perdeu por 1 a 0. Agora, para avançar, a equipe comandada pelo interino Alberto Valentim precisará de uma vitória por um gol de diferença, desde que não seja 1 a 0 – este placar levará a decisão para os pênaltis.

Além dos três encontros na Copa do Brasil, os times já fizeram 48 jogos pelo Campeonato Brasileiro, oito amistosos, dois pela Copa Mercosul, dois pela Sul-Americana, dois válidos pela Taça Belo Horizonte, um pela Copa dos Campeões, um pelo Torneio Heleno Nunes, um pelo Torneio dos Campeões, um pelo Quadrangular de Belo Horizonte e um pelo Torneio Triangular de Belo Horizonte.

Ao todo, são 70 duelos, com 36 vitórias, 10 empates e 24 reveses. O Verdão balançou as redes 102 vezes e sofreu 81 gols. O primeiro embate aconteceu em abril de 1938, quando o Palestra Italia superou o Atlético-MG por 2 a 0, com dois gols de Barrilote.

No jogo de ida da Copa do Brasil, na última quarta-feira (27), no estádio do Pacaembu, o Palmeiras foi a campo com Fábio; Weldinho, Lúcio, Victorino e Victor Luis; Renato (Felipe Menezes) e Marcelo Oliveira; Diogo, Mendieta e Mazinho (Cristaldo); Henrique (Mouche).

Confira o vídeo da vitória palmeirense por 2 a 1 em 1996, no estádio Independência: