Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Sub-17 do Palmeiras busca título inédito da categoriaA equipe Sub-17 do Palmeiras enfrenta o Corinthians, nesta quarta-feira (22), às 17h30, na Arena Corinthians, pela primeira partida da final da Copa do Brasil Sub-17. O confronto de ida terá torcida única do rival, mas o torcedor palmeirense pode assistir ao vivo pelo SporTV e pela ESPN Brasil. O Verdão busca o título inédito do principal torneio nacional da categoria e pode terminar o ano com duas taças, já que também está disputando a final do Campeonato Paulista Sub-17.

O time está invicto na Copa do Brasil e passou pelo Flamengo na semifinal com uma grande vitória por 4 a 1 em Itu, seguida de empate em 3 a 3 na Gávea. Nas quartas de final, avançou com duas vitórias sobre o Vasco: por 2 a 0 em Itu e por 3 a 1 em São Januário. O rival nas oitavas foi o Atlético-MG, eliminado com goleada por 3 a 0 em Minas Gerais e empate em 1 a 1 em Barueri. Na primeira fase, o Verdão goleou o Brasil de Pelotas, fora de casa, por 5 a 2.

“Será um jogo bom para a formação dos atletas, uma atmosfera diferente. Presença de torcida, imprensa, um clima que se aproxima do Profissional. Precisamos nos preparar e pensar só dentro do campo, em fazermos um bom jogo. É uma final, um clássico. Imagino que será um jogo estudado. Conhecemos a equipe deles e tenho certeza que eles também já analisaram bem a equipe do Palmeiras”, disse Artur Itiro, técnico do Sub-17 do Verdão.

A Copa do Brasil Sub-17 é organizada pela CBF desde 2013, tornando-se o principal torneio nacional da categoria ao lado da Taça BH. Participam os 20 clubes da Série A do Brasileiro e os 12 primeiros da Série B. O Palmeiras tem o melhor ataque da competição, com 21 gols (o artilheiro da equipe é o atacante Guilherme Vieira, com cinco gols), e já faz sua melhor campanha no torneio, já que havia alcançado as oitavas de final em 2013, 2014 e 2015.

O Palmeiras também está na final do Paulistão Sub-17 e começou com o pé direito. O time disputou a primeira partida da decisão contra a Ponte Preta neste domingo (19), em Itu-SP, e venceu por 2 a 1 de forma emocionante, com um gol no último lance. A base do clube vive um final de temporada histórico e, pela primeira vez, as cinco categorias chegaram juntas à final do Paulistão.

Contando as duas decisões do Sub-17, a base alviverde disputa seis finais: o Sub-11 venceu o Santos por 2 a 1, o Sub-13 bateu o Corinthians por 4 a 3 e o Sub-15 empatou em 0 a 0 com o São Paulo nas partidas válidas pelo jogo de ida da decisão do estadual. O Sub-20 também enfrentará a Ponte Preta na final já neste sábado (25), às 18h, no estádio Décio Vitta, em Americana (SP).