Em evolução, meia Valdivia será reavaliado na próxima semana

Agência Palmeiras

O meia Valdivia ainda não tem condições ideais de jogo. Neste sábado (20), antes do embarque do time para Itu-SP, os departamentos médico e físico do Palmeiras entraram em um consenso e optaram pelo veto do jogador. Ficou decidido que o chileno aproveitará a semana sem jogos para aperfeiçoar a forma física.

Rubens Sampaio, médico do Verdão, explicou a cautela na medida. “O Valdivia foi testado ao longo da última semana, e achamos que ainda é temerária sua volta em um jogo como o de domingo. Ele ainda precisa de mais alguns dias de fortalecimento muscular”, afirmou.

Assim, Valdivia desfalcará o Verdão na última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista (contra o Ituano, no domingo) e não será liberado para o amistoso entre Brasil e Chile, marcado para a próxima quarta-feira (24), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte-MG. A direção palestrina tomou a atitude para que o atleta possa se preparar melhor para a dura sequência de jogos e viagens que o clube enfrentará nas próximas semanas.

O Mago lamentou a situação, mas reiterou que continuará trabalhando firme para retornar aos gramados o mais breve possível. “É sempre um orgulho defender o meu país. O Palmeiras, antes da lista oficial do Chile, até brigou para me deixar em condições adiando a partida pela Libertadores. Mas aceito a decisão do clube e vou seguir as recomendações para voltar o mais rápido possível”, disse.

O presidente do Verdão, Paulo Nobre, solicitou junto à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e às emissoras detentoras dos direitos televisivos, na última sexta-feira (19), a mudança da partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O intuito foi também possibilitar as presenças de Henrique e Valdivia no amistoso da próxima quarta-feira. No entanto, após reuniões com todos os departamentos pertinentes, os planos para o chileno mudaram.

“Fizemos o possível para que nossos atletas pudessem defender seus países. Mas o Valdivia, jogador importante do nosso elenco, infelizmente não será liberado por motivo de prudência e, não sendo uma data Fifa, espero que a federação chilena entenda e que isso não venha prejudicá-lo em futuras convocações”.

“O Valdivia é um craque e estava muito motivado para defender seu país mais uma vez. É sempre uma honra para o Palmeiras ceder seus jogadores para jogarem por suas seleções. Neste caso, porém, não podemos correr os riscos de não tê-lo para os jogos decisivos que vamos enfrentar" disse.

Classificado com antecedência, o Alviverde duela pelas quartas de final do Paulistão no próximo fim de semana – o adversário será conhecido ao final da rodada deste domingo (21). E no próximo dia 30, o compromisso será contra o Tijuana-MEX, pelas oitavas de final da Libertadores.