Empurrado pela torcida, Sub-17 do Verdão empata e avança para a final do Paulista
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
A equipe Sub-17 do Palmeiras empatou com o São Paulo, em 2 a 2, na manhã deste sábado (15), na Rua Javari, e está classificada para a final do Campeonato Paulista da categoria. O time havia vencido o jogo de ida da semifinal, em Cotia (SP), por 2 a 1, na última semana. O adversário na briga pelo título já está definido: será o Santos, que eliminou o Red Bull Brasil na outra semifinal.
O primeiro gol do Verdão foi marcado pelo atacante Gabriel Fernando, logo aos dois minutos de jogo, e o segundo foi um gol contra do rival. O Palmeiras não disputava a final do Campeonato Paulista Sub-17 desde 2011, quando conquistou o título pela última vez – a final na ocasião também havia sido contra o Santos. As datas e locais dos confrontos da decisão serão confirmados pela Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta semana.
O jogo
A torcida palmeirense que compareceu à Rua Javari para empurrar o Verdão contagiou a equipe no início e, logo aos dois minutos de jogo, o time aproveitou sua primeira chance no ataque e abriu o placar. João Vitor fez bela jogada e lançou Gabriel Fernando em velocidade na direita. O camisa 11 invadiu a área por trás da marcação e chutou cruzado para marcar.
Precisando de três gols, o São Paulo foi obrigado a se lançar ao ataque, mas começou a esbarrar na defesa alviverde, bem postada em campo. Assim, as melhores chances do Palmeiras passaram a aparecer em contra-ataques e bolas paradas. Aos 24 minutos, Gabriel Vinicius levantou na área uma falta da intermediária e o goleiro subiu mais alto para segurar.
No início do segundo tempo, o Palmeiras mudou a postura e voltou a pressionar: com dois minutos, já havia criado duas boas chances – inclusive um gol de Augusto, anulado pela arbitragem. O rival trabalhava mais a bola no meio de campo, mas o Verdão era mais incisivo. Nas chegadas do São Paulo, o goleiro Daniel trabalhava bastante e segurava a vitória parcial.
No entanto, em um chute cruzado aos 20 minutos, o São Paulo empatou a partida. O gol impulsionou o time alviverde e, cinco minutos depois, após cruzamento de Kaue em jogada na linha de fundo, o zagueiro adversário mandou contra a própria rede e recolocou o Palmeiras em vantagem. Nos minutos finais, o São Paulo ainda empatou em chute de fora da área.
Palmeiras Sub-20: Daniel; Emanuel, Vinicius Del’Amore, Augusto e Lindenberg; Gabriel Vinicius (Kaue), João Vitor, Gabriel Almeida, Marcos Coelho (Johnny) e Fabio Henrique (Victor Hugo); Gabriel Fernando. Técnico: Bruno Petri.
Clique aqui e confira as fotos do confronto entre Palmeiras e São Paulo.