Departamento de Comunicação
O Palmeiras homenageou na tarde desta sexta-feira (31), na Academia de Futebol, o atacante Endrick, que encerrou a sua primeira passagem pelo clube – negociado com o Real Madrid-ESP, o craque se apresentará à Seleção Brasileira na próxima semana. Acompanhado por seus familiares, o ídolo recebeu uma placa e um quadro personalizado das mãos da presidente Leila Pereira e do vice-presidente Paulo Buosi. A despedida da torcida ocorreu no empate sem gols com o San Lorenzo-ARG, na noite de quinta (30), pela Conmebol Libertadores, no Allianz Parque.
“Estamos aqui para homenagear um atleta que chegou ao clube aos 10 anos e se tornou o maior símbolo da excelência da nossa Base. O Endrick conquistou títulos em todas as categorias e depois coroou a sua trajetória no clube, com o bicampeonato brasileiro e o bicampeonato paulista no Profissional. Eu me despeço hoje do Endrick com o coração apertado, mas feliz por saber que ele vai para um grande clube europeu realizar novos sonhos”, disse Leila. “Onde quer que o Endrick esteja, ele sempre estará junto com o Palmeiras, e o Palmeiras sempre estará com ele.”
O jovem jogador pôde ver os principais troféus conquistados pelo Verdão. Desde o Sub-11 no clube (chegou em janeiro de 2017), Endrick se sagrou campeão do Paulista Sub-11 em 2017, do Paulista Sub-13 em 2018, do Paulista Sub-15 em 2019 e 2021, do Paulista Sub-20 em 2021, da Copa do Brasil Sub-17 em 2022, do Brasileiro Sub-20 em 2022 e da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2022. Dessa forma, tornou-se o primeiro atleta da história a ganhar ao menos um título pelo Palmeiras em todas as categorias.
No Profissional desde 2022 (estreou em outubro daquele ano), Endrick foi campeão paulista em 2023 e 2024, da Supercopa do Brasil em 2023 e do Brasileiro em 2022 e 2023. Ao todo, disputou 82 partidas (sendo 55 como titular), marcou 21 gols e deu três assistências. “É muito satisfatório ver todos os títulos que conquistei aqui no Palmeiras e fico muito feliz por tudo o que passei aqui dentro. Espero que possamos conquistar mais títulos juntos no futuro. Estarei sempre torcendo pelo clube”, disse o atleta, que aproveitou a ocasião para tirar fotos com o tapete com o distintivo do clube, repetindo o gesto feito pela primeira vez após balançar a rede contra o Novorizontino, no Allianz Parque, pela semifinal do Campeonato Paulista deste ano.
No Alviverde, ele se tornou o mais jovem a entrar em campo pelo clube na história (com 16 anos, dois meses e 15 dias) e o mais jovem a fazer um gol pelo Palmeiras (com 16 anos, três meses e quatro dias, quando marcou duas vezes na vitória sobre o Athletico-PR por 3 a 1, em Curitiba-PR). Além disso, é também o mais jovem do clube a balançar as redes na Libertadores e a fazer um gol contra o Corinthians.
O vice-presidente Paulo Buosi enalteceu o trabalho das categorias de base do clube. “A trajetória toda do Endrick valoriza demais o trabalho que hoje é desenvolvido nas categorias de base do Palmeiras. É um trabalho de excelência feito pelo João Paulo Sampaio, que conduz com maestria todo o departamento, e pelo Marcelo Dedeschi, que é o nosso diretor estatutário. Cada funcionário da Base tem hoje um pedacinho dessa história do Endrick. Tenho certeza de que o trabalho continuará dando ótimos frutos”, concluiu.