Ex-Palmeiras, Mirandinha foi o primeiro brasileiro a atuar na Inglaterra

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
#PatriaAmadaPalmeiras

Divulgação_Mirandinha vibra com a camisa do New CastlePrimeira eliminada do chamado grupo da morte, como ficou conhecida a chave D da Copa do Mundo 2014, a Inglaterra irá se despedir do Mundial no início da tarde desta terça-feira (24), em Belo Horizonte, contra a sensação Costa Rica, que venceu nas duas primeiras rodadas as campeãs do mundo Itália e Uruguai.

English Team, famoso pela força e aplicação tática dentro de campo, carrega algumas das características da Premier League, principal campeonato de clubes do país, que se diferencia do futebol jogado pela seleção por conta da presença de estrangeiros na terra da rainha. Mirandinha, ex-jogador do Palmeiras, foi o primeiro brasileiro a se aventurar entre os ingleses.

O então atacante alviverde, que depois faria carreira como técnico de futebol, permaneceu no Palestra Italia durante os anos de 1986 e 1987, e depois em 1989 e 1990. Ao todo, Mirandinha participou de 140 jogos e balançou as redes em 61 oportunidades.

Defendendo o Verdão, o atleta foi convocado pela Seleção Brasileira em algumas oportunidades e, em um desses episódios, enfrentou o poderoso grupo de selecionados da Inglaterra. Com ótima atuação e um gol marcado, Mirandinha encantou os dirigentes do New Castle, que acompanhavam o duelo. A equipe o contratou, e Mirandnha marcou seu nome na história como primeiro jogador de futebol brasileiro a atuar por um clube inglês.

Mirandinha permaneceu na Inglaterra por dois anos – 1987 e 1988 – e em seguida retornou ao Brasil e ao Palmeiras, onde participou de mais duas temporadas. Antes de encerrar a carreira. ainda defendeu as cores do Fortaleza, no estado do Ceará, sua terra natal, e do japonês Shimizu S-Pulse.