Festa dos Veteranos do Palmeiras homenageia ídolos da sociedade esportiva
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
Parte da legião de ídolos dos 102 anos de história da Sociedade Esportiva Palmeiras esteve reunida na noite desta sexta-feira (23) para a tradicional Festa dos Veteranos, na sede social do clube. Neste ano, a celebração contou com mais de 60 homenageados, entre futebolistas e grandes atletas das modalidades esportivas do Alviverde.
Diferente dos anos anteriores, a festa ocorreu na área das piscinas do clube, próximo à parte externa do restaurante. Além do vasto banquete à disposição dos convidados e homenageados, a banda 2 No Groove agitou a noite, cantando grandes sucessos nacionais e internacionais.
“O Palmeiras continua sendo um dos únicos clubes de futebol do Brasil que ainda prestigia seus veteranos. Isso é um grande orgulho para nós. Trabalhamos sempre com todo o coração, pois estas pessoas precisam deste carinho. São esportistas que tiveram o carinho da torcida durante toda a carreira, e esta festa, para eles e para nós, é muito gratificante”, festejou Roberto Silva, diretor do Departamento Social do clube.
Os veteranos do Verdão foram homenageados pelo presidente Paulo Nobre, pelos vices Mauricio Galiotte e Genaro Marino Neto, pelo diretor social Roberto Silva, e pelo mestre de cerimônias Guilherme Ribeiro. Todos os ex-atletas receberam uma camisa do Palmeiras, inclusive de outras modalidades esportivas além do futebol.
Muito saudado pelos presentes, o presidente do clube enalteceu a importância das pessoas que escreveram e escrevem a história centenária alviverde ao longo dos anos. “Esta é uma das festas mais importantes do nosso calendário. Se o Palmeiras é o que é hoje, com 102 anos de glórias, é porque existiram pessoas que souberam escrever com maestria todas essas conquistas. Reconhecer os grandes atletas do clube nada mais é do que uma obrigação do Palmeiras, e isso é um grande orgulho para a diretoria e para nós, torcedores. Agradeço a todos os presentes por prestigiarem estes ídolos da história palmeirense”, discursou Paulo Nobre.
Autor do gol que calou mais de 100 mil corintianos no Morumbi na final do Campeonato Paulista de 1974, o ex-atacante Ronaldo, que completou recentemente 70 anos de vida, contou a emoção de sair todos os anos de sua cidade residente, Belo Horizonte, para prestigiar a celebração dos ídolos palmeirenses no clube.
“Eu me sinto muito honrado em participar desta festa há muitos anos. Essa integração da família palmeirense é muito importante, pois relembramos o passado e as conquistas do Palmeiras em todos os tempos. Tive uma passagem vitoriosa aqui e agradeço ao clube por tudo o que aconteceu de bom na minha vida”, contou.
A comemoração também contou com grandes ícones dos esportes amadores do Palmeiras. Hugo Hoyama, um dos maiores mesatenistas brasileiros da história, enalteceu o também lendário e alviverde Biriba como inspiração para a construção de sua carreira vitoriosa na modalidade.
“Como palmeirense, é uma honra muito grande representar o Palmeiras no tênis de mesa, ainda mais ao lado de pessoas e ídolos como o Biriba. Torço pelo clube sempre que possível, independentemente da modalidade. Ver nomes como a Gui Lin despontando como uma realidade da modalidade me faz pensar em passos maiores e ajudar o clube a ter mais atletas em Olimpíadas no futuro”, falou Hugo.
A Festa dos Veteranos de 2016 foi a 44ª promovida consecutivamente pelo Palmeiras. O evento foi idealizado pelo ex-goleiro e ídolo Oberdan Cattani, em 1945, com o intuito de reunir os jogadores que fizeram parte da Arrancada Heroica de 1942. O encontro passou a ser aberto a todos os ex-jogadores do clube a partir de 1972 e tem sido realizado anualmente desde então.