Departamento de Comunicação

O Palmeiras se reapresentou na tarde desta sexta-feira (07), na Academia de Futebol, após o empate em 1 a 1 com o Corinthians na noite de quinta (06), no Allianz Parque. O elenco se prepara para enfrentar o Água Santa no domingo (09), às 18h30, no Mané Garrincha, em Brasília (DF), pela 8ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.

Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos no clássico seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do centro de excelência. Os demais disputaram um coletivo em campo reduzido com dois tempos de 25 minutos.

Entre eles estava o meio-campista Figueiredo, que fez sua estreia pelo time principal no Derby e se tornou a 45ª Cria da Academia a atuar pelo Verdão desde 2020. Aliás, todos os jogos das temporadas 2021, 2022, 2023 e 2024 tiveram presença de pratas da casa. Na temporada 2020, apenas um não teve. Já são 306 partidas seguidas com ao menos uma Cria em campo.

“Muito feliz pela minha estreia, porém triste pelo empate amargo. Acredito que dava para termos saído com os três pontos, mas acontece, futebol é assim, por isso que ele é tão incrível. Já são dez anos aqui no Palmeiras e estou muito feliz por ter feito minha estreia em um clube que eu amo, que é o meu clube do coração desde pequeno, e muito feliz por todos os conselhos dos mais velhos, da comissão e de todo o staff”, afirmou.

Os meio-campistas Fabinho e Figueiredo (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Figueiredo chegou ao Verdão em 2015, ainda no futsal. Ambidestro, ele se notabilizou pelo refino técnico, tendo muita qualidade para distribuir a bola como segundo volante. Após sofrer lesão no ligamento cruzado do joelho direito em 2022, o jogador teve a mesma contusão, desta vez no joelho esquerdo, em 2023. Recuperado, passou a treinar com frequência no time profissional desde a reta final do ano passado.

“Acho que nem eu esperava ter um começo de ano tão bom assim, jogando bem na Copinha e depois de dois jogos já ter subido para treinar com os profissionais. Só agradecer a Deus, à minha família e aos meus companheiros, que fizeram isso acontecer”, destacou.

A partida contra o Água Santa será a segunda na história em que o Palmeiras atuará em outro estado em jogo válido pelo Paulista – a única até hoje foi em 2021, no empate por 1 a 1 com o São Bento (gol de Gustavo Gómez), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). O Verdão é vice-líder do Grupo D, com 12 pontos, quatro a menos que o São Bernardo.

“Domingo contra o Água Santa será um jogo muito importante para a gente, para subir um pouquinho na tabela ali e tentar buscar o São Bernardo, que está muito bem na competição. Vamos em busca dos três pontos e de fazer um grande jogo”, disse Figueiredo.