Fora de casa, Sub-11 goleia Paulista de Jundiaí por 12 a 0 pelo Paulistão; Sub-13 vence

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Líderes invictos do Grupo 3 do Campeonato Paulista, as equipes Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras venceram o Paulista no último domingo (02), no estádio Jaime Cintra, em Jundiaí (SP), pela 7ª rodada do Paulistão. Os placares de 12 a 0 e 3 a 0, respectivamente, mantiveram o Verdão na primeira colocação.

No primeiro confronto do dia, os garotos do Sub-11 não tiveram dificuldades para construir a goleada diante do rival. Luighi (4) – artilheiro do time no torneio com seis gols –, Endrick (3), Luis Guilherme, Vitor, Lucas Gabriel, Marcus Vinicius e Ryan marcaram para o Verdão, que tem o melhor ataque da competição com 33 tentos.

Já o Sub-13, com tentos de Kauan, Felipe Charles e Vinicius Salustiano, divide a primeira colocação do grupo com o Corinthians (16 pontos), mas leva vantagem diante do Alvinegro no saldo de gols (16 a 15). Com a pausa para as férias escolares, os garotos retornam a campo somente no dia 30 de julho, contra o Atibaia, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos (SP).

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que joga em campo reduzido, as equipes atuam com nove atletas e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo, assim como no futsal. O Sub-13, que já atua no campo de tamanho normal, permite até sete trocas por partida.

Participam ao todo 36 equipes, divididas em quatro grupos na primeira fase. Os clubes se enfrentam em turno e returno e avançam os quatro melhores de cada chave para as oitavas de final, iniciando-se as fases de mata-mata. O Palmeiras está no Grupo 3 ao lado de Amparo, AD Guarulhos, Juventus, Guarani, Paulista, São José EC, Atibaia e Corinthians.

No ano passado, o Verdão conseguiu a “dobradinha” nessas categorias com grandes campanhas. O Sub-13 superou o Santos na final, por 3 a 0, na Vila Belmiro, e o Sub-11 confirmou a taça com triunfo sobre o Guarani, por 2 a 0, na Academia de Futebol 2. Neste ano, o Sub-13 foi campeão da Copa Ouro e o Sub-11 foi vice-campeão, em maio, na preparação ao Campeonato Paulista.