Departamento de Comunicação
De saída do Palmeiras, o meio-campista Gabriel Menino foi homenageado neste sábado, na Academia de Futebol. Ao lado dos troféus que ajudou o clube a conquistar a partir de 2020, quando subiu para o elenco profissional, o jogador de 24 anos recebeu da presidente Leila Pereira uma placa, uma camisa com o número de jogos disputados pelo Verdão (245) e um quadro estilizado com as taças que ergueu pelo Maior Campeão do Brasil.
“Sempre serei grato ao Palmeiras. Foi o clube que abriu as portas para eu ser o profissional que sou hoje e que realizou os meus primeiros sonhos. Foi uma honra e uma imensa alegria ter vestido esta camisa maravilhosa”, emocionou-se o atleta. “O Palmeiras vai ficar sempre no meu coração, principalmente os torcedores e as pessoas que trabalham no dia a dia para o clube ser o que é hoje. Não é um adeus, é um até breve.”

Leila Pereira parabenizou o meio-campista pela vitoriosa trajetória construída no Alviverde e agradeceu à família do atleta – os pais (Paulo e Silvana) e a namorada (Brenda) de Gabriel Menino acompanharam a homenagem ao jogador.
“O Gabriel Menino ajudou o Palmeiras em diversas conquistas e, por isso, fiz questão de estar presente neste momento especial. Não é uma despedida, é um até logo”, discursou a presidente palestrina. “Desejo todo sucesso do mundo a você, Gabriel! Aliás, o seu sucesso é o nosso sucesso, afinal você nunca vai deixar de ser uma Cria da Academia. Você está saindo do Palmeiras com as portas abertas e quem tem as portas abertas um dia vai voltar.”
Gabriel Menino fechou contrato com o Atlético-MG e se despede do Palestra Italia como o quarto jogador formado na base alviverde com mais troféus pelo clube (atrás apenas de Lima e Waldemar Fiume, com 11, e Junqueira, com 12). É ainda a Cria da Academia com mais gols em finais na história do Verdão, com cinco no total (um na decisão da Copa do Brasil 2020, dois na Supercopa do Brasil 2023 e dois na final do Campeonato Paulista 2023).
Menino chegou ao Palmeiras em 2017, aos 16 anos, depois de se destacar no Guarani. Em sua primeira temporada no clube, ajudou o Sub-17 a conquistar o título inédito da Copa do Brasil. Pelo Sub-20, decolou e recebeu várias convocações para a Seleção Brasileira da categoria, além de faturar o Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2018 e o Campeonato Paulista Sub-20 em 2018 e 2019.
Alçado ao elenco profissional em 2020, brilhou logo de cara. Cria da Academia que mais entrou em campo naquela temporada, foi o líder do time em assistências, vice-líder em assistências para finalização, vice-líder em interceptações de jogadas do adversário, terceiro em dribles e quarto em desarmes. O protagonismo foi evidente também nos jogos que garantiram a Tríplice Coroa ao Verdão: titular nas finais do Paulista e da Libertadores, entrou no segundo tempo da decisão da Copa do Brasil e marcou o gol que selou a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio.

Na Libertadores, aliás, a prata da casa foi eleita para a seleção ideal do torneio ao disputar 12 dos 13 jogos (11 como titular) e fazer três gols – o primeiro deles, contra o Bolívar-BOL, coloca o atleta como o sétimo palmeirense mais jovem a balançar a rede na história da competição sul-americana, com 19 anos, 11 meses e 16 dias. No bi continental em 2021, entrou em campo cinco vezes, inclusive na final. Participou ativamente ainda do tricampeonato paulista em 2022/23/24 e do bi brasileiro de 2022/23.
No total, Menino disputou 245 partidas pelo time profissional do Palmeiras, dividindo com Evair a 62ª posição na lista dos atletas que mais entraram em campo pelo clube, e marcou 18 gols. É o 5º jogador com mais assistências no Allianz Parque (13, ao lado de Willian Bigode), o 10º com mais vitórias na arena (70) e o 10º com mais vitórias pelo Verdão em Libertadores (29).