Departamento de Comunicação

O duelo entre Palmeiras e Atlético-MG pela 9ª rodada do Brasileirão 2022, disputado na tarde deste domingo (05), no Allianz Parque, rendeu a Gustavo Scarpa uma expressiva marca pessoal em sua carreira: o meio-campista completou a sua partida de número 200 pelo Maior Campeão do Brasil.

Gustavo Scarpa chegou ao Palmeiras em 2018 como um dos reforços de peso para a temporada e estreou em 04/02/2018, na vitória por 2 a 1 contra o Santos pelo Campeonato Paulista daquele ano – à época, o Verdão era comandado pelo técnico Roger Machado.

Depois de seu debute, Scarpa ainda chegou a jogar sete das oito partidas seguintes, quando, em março, às vésperas das fases decisivas do Estadual, recebeu a notícia de que não poderia mais entrar em campo por tempo indeterminado devido a um imbróglio jurídico envolvendo o seu ex-clube, o Fluminense. Desta forma, o jogador não pôde atuar pela equipe palmeirense até o mês de junho, voltando a campo só no dia 04/07/2018 (ou seja, quase quatro meses depois).

Mas quando voltou, passou a ter sequência e correspondeu às expectativas criadas pela torcida desde a sua contratação, mostrando o seu futebol técnico e ajudando a equipe na campanha da conquista do Campeonato Brasileiro de 2018, já sob o comando do técnico Felipão.

Em 2019, o meia começou a se destacar não só por armar jogadas ao ataque, mas também pelas assistências decisivas e pelos gols que vinha fazendo – inclusive, fechando aquela temporada como o artilheiro do time, com 13 gols, ao lado de Dudu.

Canhoto, habilidoso e categórico nas bolas paradas, Scarpa participou diretamente de 81 gols do Palmeiras em suas 200 partidas (seja fazendo o gol ou concedendo assistências – são 36 gols e 45 passes). Mas, além disso, incontáveis são as ocasiões em que um gol do Verdão originou-se em lance no qual a bola passou pelos pés do jogador no início da construção da jogada – fosse com a bola rolando ou até mesmo a partir de suas fatais cobranças de escanteio, ou até mesmo a partir de cobranças de falta.

O camisa 14 ainda se destacou, ao longo de sua trajetória, por ter ajudado a equipe em diversas funções, com características de polivalência. Chegou a atuar entre 2020 e 2021 como meia-armador, lateral-esquerdo e até atacante, pelos dois lados. A pontaria também é um diferencial do jogador – chegou até a fazer alguns gols de falta pelo clube.

Ano após ano, Scarpa vinha ganhando cada vez mais destaque e se tornando um dos protagonistas da equipe, mesmo em meio a plantéis recheados de medalhões que o Palmeiras pôde contar de 2018 até hoje.

Em 2020, por exemplo, foi destaque nas conquistas da Tríplice Coroa (Paulista, Libertadores e Copa do Brasil) e, em 2021, terminou o ano sendo o jogador mais assíduo da equipe: disputou 70 partidas no total, seguido por Raphael Veiga, com 67 (este dado contabiliza também os duelos da temporada 2020 realizados em 2021). Mas apenas na temporada 2021, ele também foi quem mais esteve em campo, atuando 57 vezes, seguido novamente por Raphael Veiga, com 54 atuações.

Não seria exagero dizer que 2021 foi o ano de Scarpa no Palmeiras – e o jogador vem repetindo o sucesso em 2022. No Brasileirão daquele ano, por exemplo, ele foi o líder em assistências dentre todos os clubes (foram 14 passes a gol no total, seguido por Arthur, do Red Bull Bragantino, e Vitinho, do Flamengo, ambos com oito).

Não à toa, essa ótima média de assistências concedidas pelo jogador lhe rendeu algumas marcas no Verdão. Em suas 200 partidas, por exemplo, ele serviu seus companheiros em 45 ocasiões e, com isso, é o segundo artilheiro do atual elenco palmeirense, atrás só de Dudu, com 85, e seguido de Marcos Rocha, com 25.

No Allianz Parque, casa palmeirense, ele também é o vice-garçom desde que a arena foi inaugurada em 2014: foram 27 assistências– neste ranking, está novamente atrás só de Dudu, com 38 passes.

Scarpa é o quarto jogador do atual elenco a atingir a barreira dos 200 jogos pelo clube dentre os que estão no grupo atualmente. Os outros são Dudu (364 jogos), Weverton (232) e Marcos Rocha (208).

Neste século, ele é apenas o 12º atleta a atingir 200 partidas pelo Palmeiras. Os outros foram o ex-goleiro Marcos (com 392 jogos no Século XXI); Dudu (364); Fernando Prass (274); Willian Bigode (253); Márcio Araújo (252); Valdivia (241); Weverton (232); Felipe Melo (225); Corrêa (209); Marcos Rocha (208) e Wendel (203).

As marcas de meia não param por aí. Com o alto índice de partidas disputadas, ele já aparece no Top 5 (como quinto colocado) nos rankings dos que mais jogaram e venceram no Allianz Parque, inaugurado em 2014, com 95 atuações e 60 vitórias no local. Na arena, ele também está no Top 10 dos artilheiros, na sétima posição, com 15 gols.

Recentemente, na temporada atual, Scarpa segue ampliando sua importância histórica na instituição alviverde: marcou um hat-trick há dois jogos, contra o Deportivo Táchira-VEN, no último dia 24, pela Libertadores, e de quebra subiu no ranking dos maiores artilheiros do Verdão na história da competição Continental – agora ocupa a quarta colocação, com 11 gols, atrás só de Alex (3º colocado, com 12 gols) e dos líderes Raphael Veiga e Rony (com 14 bolas na rede). Ainda em decorrência daquele hat-trick, ele chegou a 36 gols pelo Verdão e desbancou Edmundo (35) na décima posição na lista dos 10 jogadores que mais fizeram gols pelo clube no Século XXI.

No Maior Campeão do Brasil, Scarpa sagrou-se campeão brasileiro de 2018, da Copa do Brasil de 2020; da Libertadores em 2020 e 2021; do Paulista em 2020 e 2022; e da Recopa Sul-Americana, em 2022. Além de sua contribuição em campo, está marcado ainda pelo carisma fora de campo – na vida pessoal, cultua a música atrás dos instrumentos que toca (guitarra e bateria são alguns deles), anda de skate, gosta de desafios (é um craque para resolver os famigerados cubos-mágicos) e ainda pratica o hábito da leitura, incentivando seus fãs (principalmente os mais jovens) a esta prática.