Há 65 anos, manto alviverde uniu Boca Juniors e River Plate

Agência Palmeiras
Marcelo Cazavia
Departamento de História
Bruno Alexandre Elias

A cidade de São Paulo, há exatos 65 anos, presenciou um dos episódios mais curiosos da história do futebol sul-americano. Foi no início de 1948 que jogadores de Boca Juniors e River Plate, dois gigantes argentinos que excursionavam pelo Brasil, juntaram-se para a disputa de um amistoso. E o Palmeiras acabou sendo o elo entre os eternos rivais.

As excursões

A rivalidade entre Boca e River é uma das mais estrondosas do planeta – a rede de televisão norte-americana CNN, em ranking publicado em 2008, elegeu o clássico argentino como o 3º mais emblemático do mundo. Em 1948, o River se tornou a primeira equipe argentina a realizar amistosos no Brasil enfrentando as três forças da capital paulista: Corinthians, São Paulo e Palmeiras. À época, os principais jornais brasileiros e argentinos deram destaque à excursão, valorizando o futebol do River. Inspirado pelo sucesso do rival, o Boca decidiu adotar a mesma medida e mostrar para o Brasil que também era forte. No início da segunda quinzena de janeiro, o River estava prestes a se despedir do país, enquanto o Boca chegava para iniciar os amistosos.

Combinado Boca-River

A parte mais curiosa desta história aconteceu no dia 21 de janeiro de 1948. Aproveitando a presença dos dois maiores times da Argentina em sua cidade, a Federação Paulista de Futebol (FPF) promoveu a disputa de uma partida entre a Seleção Paulista e o “combinado” Boca-River. A ideia da FPF teve grande repercussão, pois os melhores jogadores de São Paulo e os principais jogadores da Argentina se enfrentariam.

Ficha Técnica

Seleção Paulista 1 x 1 Seleção Boca-River

Data: 21 de janeiro de 1948
Local: Estádio do Pacaembu (SP)
Árbitro: Artur Janeiro
Público/Renda: Não disponível / CR$ 461.130,00

Seleção Paulista: Oberdan; Caieira (Renganeschi), Noronha (Turcão), Rui, Zezé Procópio, Waldemar Fiúme, Cláudio, Pinho, Yeso, Servílio (Canhotinho) e Teixeirinha (Remo).

Combinado Boca-River: Diano (Carizzo); Maranti, Dezorzi, Yacono, Nestor Rossi (Castelar), Ramos, Boye, Moreno (Corquera), Di Stéfano (Sarlanga), Labruna (Lostau) e Pin.

Gols: Pin, aos 42, e Servílio, aos 44min do primeiro tempo