Departamento de Comunicação

Contratado junto ao Wolverhampton-ING e com vínculo válido até dezembro de 2029, o atacante Jhon Arias se apresentou oficialmente ao Palmeiras nesta sexta-feira (13), na Academia de Futebol. Novo dono da camisa 11, o colombiano de 28 anos conta com o protagonismo do Verdão para alcançar grandes feitos na sequência de sua carreira.

“Estou feliz por estar aqui. O Palmeiras me dá tudo o que eu preciso para brigar por títulos e estar no alto escalão. O Palmeiras é uma potência no Brasil, na América do Sul e mundial, é um clube que eu tenho convicção de que posso aproveitar muito. Espero que, no fim do ano, estejamos comemorando muitos títulos”, disse. “O Palmeiras é um clube que proporciona tudo para você sonhar grande e ser campeão. Ele está sempre no foco do futebol”, completou.

O reforço palestrino revelou detalhes da conversa que teve com a presidente Leila Pereira antes do acerto com o clube. “Fizemos uma ligação muito interessante com a presidente, realmente mostrou interesse. Eles mostraram o que é o Palmeiras, explicaram o que seria o projeto… Foi uma conversa que me deixou tranquilo e consciente de que estava indo para o lugar certo. Você sente que está sendo desejado”, contou. “O Palmeiras tem algo realmente muito forte como elenco e como clube. Não é de agora, faz muitos anos que vem mostrando uma solidez de trabalho. Eu chego a um ambiente seguro para somar, volto ao Brasil com a ambição de ser campeão de tudo”, projetou.

Versátil e dedicado taticamente, Arias pode atuar como ponta ou meio-campista e é reconhecido também por sua velocidade, força e poder de decisão. Durante a passagem pelo Fluminense, entre 2021 e 2025, distribuiu assistências e foi um dos maiores garçons do país e da América do Sul – foram 55 passes para gol e 47 bolas na rede ao todo pelo clube carioca.

“Conversei várias vezes com o Abel (Ferreira) durante a negociação. Ele explicou para mim o que ele achava e onde eu poderia contribuir. Estou à disposição, sou um jogador que consigo desempenhar várias posições no campo. Estou aqui para contribuir com o que o Abel e a comissão precisarem”, afirmou Arias, ciente da qualidade do elenco palestrino. “É bom para o Abel ter opções. É algo que também te motiva, você tem de conquistar o seu espaço. Nos outros clubes, sempre foi assim, sempre tive de conquistar o meu lugar, e no Palmeiras não será diferente. Senão até perde a essência, essa vontade de competir. O Palmeiras, com o elenco que tem, só te ajuda a crescer e melhorar. Temos bons companheiros e pessoas que te ajudam a sempre manter o time no alto. Isso só beneficia o clube, é assim que funciona um clube grande”, declarou.

Formado nas categorias de base do Dorados de Sinaloa e do Tijuana, ambos do México, Arias retornou ao país natal e estreou profissionalmente atuando por Llaneros-COL e depois pelo Patriotas-COL. A carreira do jogador decolou após a conquista do Campeonato Colombiano de 2020 pelo América de Cali-COL e a mudança ao Independiente Santa Fé-COL na temporada seguinte, acumulando boas atuações e sendo convocado pela primeira vez à Seleção Colombiana, na metade de 2021.

Pelo Fluminense, além do título da Libertadores, foi uma das figuras centrais do time no bicampeonato carioca de 2022 e 2023 e na conquista da Recopa Sul-Americana de 2024. Negociado com o Wolverhampton-ING depois de ser eleito para a seleção da Copa do Mundo de Clubes de 2025, nos Estados Unidos, vestiu a camisa 10 dos Wolves na Premier League.

“O interessante da vida é sonhar, e estou feliz por ter cumprido este sonho (jogar na Europa). Consegui chegar à Europa, não é fácil com a idade que cheguei. É um sonho cumprido, poucos jogadores saem nesta idade para a Europa. Estou tranquilo com essa parte. Foi um contexto um pouco diferente, uma temporada difícil para o clube em geral. Foram seis meses muito bons lá, de muito aprendizado. Servirá para a sequência da minha carreira, com certeza volto mais maduro”, explicou.

Arias também falou sobre o desejo de estar na próxima Copa do Mundo, que será disputada entre junho e julho deste ano nos Estados Unidos, no México e no Canadá. “Eu tenho uma conversa fluida com a comissão técnica da seleção (da Colômbia) porque sempre sou convocado. Eles conhecem o Palmeiras e me falaram que seria um bom lugar, um clube que pode me ajudar a chegar bem preparado para a Copa. Claro que tenho o desejo de estar na Copa e estar bem preparado para isso, mas ainda falta um tempo para chegar lá”, concluiu.

Segundo reforço confirmado pelo clube na temporada 2026, Jhon Arias será o 11º jogador colombiano a defender a camisa palestrina em toda a história. Antes dele, também atuaram pelo Verdão seus compatriotas Richard Ríos, Atuesta, Rincón, Lozano, Asprilla, Muñoz, Armero, Mina, Borja e Angulo.