Departamento de Comunicação
Coordenador das categorias de Base do Palmeiras, João Paulo Sampaio foi homenageado nesta quarta-feira (19) por ter completado dez anos de clube. Contratado em 2015 já para exercer a função atual, o dirigente revolucionou o Centro de Formação de Atletas e tornou o Maior Campeão do Brasil uma referência mundial na revelação de talentos.
A presidente Leila Pereira, o vice-presidente Paulo Buosi e o técnico Abel Ferreira presentearam João Paulo com uma placa comemorativa. Após discursos em exaltação ao dirigente, a esposa dele entrou em cena de surpresa com uma camisa personalizada para a celebração. Para fechar o momento especial, o pai de João Paulo surgiu cantando “Caminhos do Coração”, de Gonzaguinha, acompanhado por um violão, emocionando o homenageado.
“Não esperava, de maneira nenhuma. Sabia que a presidente faria uma homenagem, mas em nenhum momento imaginei que teria meu pai e minha esposa aqui. Muito feliz e emocionado, dez anos são para poucos, e ainda em um cargo de muita responsabilidade. Extremamente feliz pela homenagem e reconhecimento, sabendo que sou apenas a ponta desse iceberg. A palavra é ‘gratidão’”, disse João Paulo. “Tenho essa fome diária e sei o que me faz bem, e o Palmeiras me faz muito bem, a Base me faz muito bem. Alguns dos meninos que hoje estão no Profissional, conheci com 11 anos, pude vê-los se transformando em homens. Eu falo que já encontrei meu ‘nirvana’, cheguei aonde queria chegar, minha fome diária é encontrar as pessoas que gosto e fazer o que gosto, mas sempre sendo chato, cobrando. O clube nos dá essa estrutura e reconhecimento, por isso que a gente nunca pode baixar essa fome e deixar de ser protagonista”, completou.

Leila destacou que “qualquer homenagem é pequena perto do que o João merece”. “Com toda a sua equipe, revolucionou nossa Base, sendo um grande líder. Não só revelou atletas espetaculares, que nos ajudam esportiva e financeiramente, como também os ajuda a realizar seus sonhos. Quando vou à Academia de Futebol 2, fico emocionada com o tratamento que os meninos recebem, com toda a estrutura que temos. É um orgulho muito grande tê-lo conosco nesses dez anos, e que venham muitos outros”, continuou.
Buosi endossou as palavras da mandatária. “A gestão da presidente Leila tem uma prática incomum no futebol brasileiro, que é a valorização do trabalho a longo prazo. Homenagear uma pessoa que está há dez anos no Palmeiras é uma alegria muito grande para nós. O João parece que nasceu aqui dentro. Pude conhecer um profissional extremamente competente e com uma fome de trabalho impressionante nesses dez anos. O Palmeiras tem uma estrutura de excelência e processos muito bem definidos, mas tem o diferencial de possuir profissionais que amam o que fazem e que dão a vida pelo clube. O João é um exemplo disso, uma pessoa que ama o que faz e que dá a vida pelo Palmeiras”, exaltou o vice-presidente.
“É muito fácil falar do João”, iniciou Abel. “Uma pessoa extremamente simples de trabalhar, que estava conosco logo no primeiro dia em que cheguei ao clube. Desde então, nossa relação tem sido extraordinária. Ele é quem escolhe os atletas e os potencializa na Base, nós depois os colocamos para jogar no momento certo. Dar-lhe os parabéns por tudo o que tem conquistado, não só esportiva e financeiramente, porque ser coordenador da Base é também ensinar o homem. Tenho certeza de que o Palmeiras não só forma jogadores, também forma homens”, enfatizou o treinador.
Desde que João Paulo assumiu o Centro de Formação de Atletas, o Palmeiras consolidou-se como protagonista na formação de jogadores e na conquista de títulos – o Verdão é o maior campeão de torneios oficiais de âmbito nacional (destaque para duas Copas São Paulo, três Campeonatos Brasileiros Sub-20, dois Brasileiros Sub-17, duas Copas do Brasil Sub-20 e quatro Copas do Brasil Sub-17) e lidera o ranking de convocados para as seleções brasileiras de Base há oito anos.
Entre as Crias da Academia reveladas, nomes como o do zagueiro Vitor Reis (Manchester City-ING), do volante Danilo (Nottingham Forest-ING), do meia Luis Guilherme (West Ham-ING) e dos atacantes Endrick (Real Madrid-ESP) e Estêvão (já negociado com o Chelsea-ING). No atual elenco profissional, são nove atletas oriundos da Base: o goleiro Mateus, os zagueiros Benedetti e Naves, o lateral-esquerdo Vanderlan, os meio-campistas Allan e Figueiredo e os atacantes Estêvão, Luighi e Thalys.