Departamento de Comunicação

Que momento! Na tarde deste sábado (26), no Parque São Jorge, o Palmeiras superou o Corinthians em jogo único e conquistou o Campeonato Paulista Sub-20 de 2020. Depois de um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, a estrela do goleiro Kaique, que entrou especialmente para a disputa de pênaltis, brilhou: ele defendeu três cobranças e ajudou o Verdão a vencer o rival por 3 a 1 nas penalidades para celebrar o tetracampeonato estadual.

O Verdão é o primeiro clube na história a conquistar quatro taças consecutivas do Paulista Sub-20. Ao todo, são 11: 1976, 1977, 1992, 1998, 2002, 2004, 2009, 2017, 2018, 2019 e 2020. Antes de chegar à final, a equipe treinada por Gilmey Aymberê, auxiliar de Wesley Carvalho na categoria, deixou Portuguesa Santista (oitavas), São Bernardo (quartas) e Audax (semifinal) pelo caminho.

Com mais uma taça, o Palmeiras termina a década (2011-2020) como o maior campeão estadual na base, agora com 14 títulos: quatro no Sub-20, dois no Sub-17, três no Sub-15, dois no Sub-13 e três no Sub-11. São Paulo e Corinthians vêm logo atrás, com nove conquistas, seguidos pelo Santos, com oito.

O Alviverde iniciou a trajetória do tetra Paulista em 2017, diante da Ponte Preta, após empate por 1 a 1 na ida e vitória palestrina no Pacaembu por 1 a 0 na volta. Em 2018, a decisão teve um Derby, com vitória do rival por 1 a 0 na ida, em seus domínios, e triunfo palestrino por 4 a 2 no jogo de volta, na Arena Barueri (gols de Airton, Papagaio, Lucas Esteves e Marcus Meloni).

Já em 2019, a taça veio após final emocionante contra o Red Bull Brasil. Após perder a partida de ida por 2 a 0, no Pacaembu, o time palestrino tirou a vantagem na casa do adversário, em Bragança Paulista-SP, e ficou com o caneco após vencer por 3 a 0 com direito a gol do título nos acréscimos da segunda etapa, marcado por Gabriel Silva – os outros dois tentos foram anotados por Gabriel Veron.

O Verdão conseguiu um feito inédito: conquistou quatro Paulistas Sub-20 consecutivos (Fabio Menotti/Palmeiras)

O jogo

Um Derby valendo título tem ingredientes indispensáveis ao espetáculo. O duelo teve início truncado, com muita vontade de ambos os lados, como manda a cartilha. O primeiro lance de grande perigo foi criado pelo rival após desatenção da zaga, mas o palmeirense Gabriel Vareta tirou a finalização em cima da linha do gol.

A resposta alviverde veio na bola parada. Aos 37, Pedro Acácio pegou com carinho de canhota e acertou a quina da meta defendida por Yago, quase abrindo o placar para o Verdão. Aliás, foi dos pés do camisa 10 que saíram os lances promissores do ataque do Verdão no período.

O segundo tempo teve a mesma intensidade. O Verdão buscava o ataque pelas pontas principalmente pela direita, com a velocidade de Robinho. No entanto, aos 20 minutos, em desatenção do goleiro Leandro na saída de bola, os donos da casa abriram o placar.

Mesmo após ser vazado, o Alviverde passou a ter melhor presença em campo. Leandro, em grande defesa, salvou o time palestrino de levar o segundo em contra-ataque. A resposta veio com Bruno Menezes, aos 31, em chute de canhota e espalmada de Yago para escanteio. O camisa 16, que entrou no período, foi para o tiro de canto e colocou bola açucarada na cabeça de Michel, que cabeceou firme, sem chances de defesa, para deixar tudo igual no Derby.

Assim como contra Audax e São Bernardo, o duelo ganhou capítulos dramáticos nos minutos finais. Próximo dos acréscimos, pensando na possibilidade de pênaltis, o técnico Gilmey Aymberê sacou o goleiro Leandro, que deu lugar a Kaique, que defendeu uma cobrança na semifinal. A previsão foi certa, e o duelo terminou empatado no tempo normal.

Na disputa de pênaltis, o grande destaque foi Kaique. O goleiro defendeu três chutes alvinegros e ajudou sua equipe a superar o rival por 3 a 1 para conquistar o tetracampeonato paulista. Pedro Bicalho, Kevin e Ramon Rocha converteram as cobranças palmeirenses.

Palmeiras Sub-20: Leandro (Kaique); Gabriel Vareta (Jhow), Michel e Carlos (Daniel); Ramon Rocha, Pedro Bicalho, Quiñonez (Miguel), Pedro Acácio (Bruno Menezes) e Vanderlan (Robert Dias); Robinho e Fabricio (Kevin). Técnico: Gilmey Aymberê.

Confira abaixo os jogos do Palmeiras no Paulista Sub-20:

Final

26/12: Corinthians 1 (1) x (3) 1 Palmeiras – Parque São Jorge
Gol: Michel

Semifinal

21/12: Audax 2 (2) x (4) 2 Palmeiras – Prefeito José Liberatti
Gols: Robinho e Daniel

Quartas de final

11/12: São Bernardo FC 1 (4) x (5) 1 Palmeiras – Estádio Rubro Negro
Gol: Thiago

Oitavas de final

04/12: Portuguesa Santista 1 x 3 Palmeiras – Ulrico Mursa
Gols: Bruno Menezes, Robinho e Miguel

Primeira fase

23/10: Flamengo-SP 2 x 1 Palmeiras – Antônio Soares de Oliveira
Gol: Talisca

30/10: Palmeiras 5 x 1 Nacional-SP – Academia de Futebol 2
Gols: João Pedro (2), Ramon Rocha, Gabriel Góes e Victor Michell

06/11: São Bernardo FC 1 x 0 Palmeiras – Estádio Rubro Negro

16/11: Palmeiras 1 x 2 São Bernardo FC – Academia de Futebol 2
Gol: Victor Michell

20/11: Nacional-SP 0 x 2 Palmeiras – Nicolau Alayon
Gols: Bruno Menezes (2)

30/11: Palmeiras 1 x 0 Flamengo-SP – Academia de Futebol 2
Gol: Kevin