Kleina elogia atletas da base, mas espera por reforços em 2013
Agência Palmeiras
Thiago Kimori
O time de garotos que enfrentou o Atlético-GO, neste domingo (25), no estádio do Pacaembu, agradou o técnico Gilson Kleina. Com alguns desfalques no elenco palmeirense, o treinador alviverde garantiu na última sexta-feira (23) que irá avaliar alguns atletas da categoria de base do Palmeiras na reta final do Campeonato Brasileiro. Entre os onze jogadores que iniciaram o confronto com os goianos, seis foram revelados pelo clube. Levando em conta a falta de entrosamento da equipe palestrina, Kleina avaliou como positivo o desempenho do Verdão.
“Achei que tivemos o controle do jogo. Fizemos só um treinamento com essa equipe. Tivemos as melhores chances da partida. No primeiro tempo, o Atlético-GO teve duas cabeçadas e nenhum arremate ao nosso gol. No segundo, criamos três grandes chances com o Obina e duas com o Vinícius. Vi coisas boas. A equipe se comportou bem. Fazia 50 anos que o Palmeiras não entrava com seis atletas da base. Não estou aqui para quebrar uma regra. A responsabilidade da queda não passou por eles (garotos), mas a responsabilidade de deixar o Palmeiras forte vai passar”, declarou o treinador.
Mesmo com o bom rendimento dos jovens talentos, o comandante palmeirense ressaltou que é muito importante a contratação de atletas renomados para a disputa dos campeonatos de 2013. “Não vamos achar que a solução está em cima dos garotos. Temos de analisar com muita profundidade, alguns possuem potencial e podem participar do elenco. Hoje, as realidades são Denoni e Patrick Vieira. O que queremos é fazer contratações focando não apenas a Série B, mas, sim, o calendário. O Palmeiras não vai ficar o ano inteiro disputando a Série B. Tem uma competição maior, que é a Libertadores, além do Paulista, um dos mais equilibrados do país.”
“Precisamos de quatro a seis referências. São jogadores que não vão passar por dúvidas. Acho que o Palmeiras em sua história sempre trabalhou com jogadores de referência. Vejo alguns que vão ficar de referência para fazermos uma equipe em cima daquilo que pensamos. Pelos calendários, vamos precisar de 30 a 35 jogadores. O mais importante é que, de quem joga até o quarto reserva, todos estejam muito próximos de serem titulares”, completou.
Questionado sobre quais posições o Verdão precisa se reforçar, Kleina preferiu manter o discurso cauteloso. “Não dá para nominar uma posição. Tivemos uma reunião de planejamento. Os nomes estão com a direção. As coisas precisam começar a acontecer. Os bastidores estão concorridos. Vejo equipes com base dizendo que está difícil contratar. Imagina o Palmeiras que está em renovação. Não vou especular posição neste momento porque só vai gerar mais polêmica. Dentro do planejamento que passamos, precisamos contratar e ter reposição à altura.”