Luan credita bom momento a Felipão e comemora evolução tática da equipe
Agência Palmeiras
Fábio Finelli
Luan iniciou o Campeonato Brasileiro como um dos destaques do elenco palmeirense. Se na temporada ele já é um dos principais assistentes para gol na equipe (cinco no total), na competição nacional ele acumula algumas estatísticas bastante favoráveis: é o goleador do time, com dois gols; é o segundo que mais dribla certo (2,5 dribles por jogo, atrás somente de Kleber); é que mais finaliza certo (40% de acerto, junto com Kleber) e é o segundo que mais sofre faltas (4,2 por jogo, atrás de Kleber, com 6). Para o camisa 21, todos esses números são também responsabilidade do técnico Luiz Felipe Scolari e de seu auxiliar, Murtosa.
´Acho que 80% da minha evolução se deve ao Felipão. Ele, junto com o Murtosa, me ensinaram bastante coisa, principalmente na questão tática, técnica e de finalizações. Para falar a verdade, eu não sabia quase nada na parte tática. Eu sempre joguei como atacante enfiado próximo da área e aqui no Palmeiras tenho ajudado muito na marcação e a fechar espaços. Hoje, sei a responsabilidade de marcar e aprendi muita coisa´, disse o jogador, que também citou a evolução tática do elenco.
´É verdade que não ganhamos títulos, tomamos aquele 6×0, mas o time perdeu só três jogos no ano. Quando o adversário enfrenta o Palmeiras, sabe que é muito complicado de nos vencer. O time cresceu muito na parte tática e isso é um sinal de nosso crescimento dentro de campo.´
Luan afirmou que um dos poucos defeitos que o elenco precisa corrigir são os gols sofridos nas bolas paradas. ´A nossa defesa está muito bem, temos sofrido poucos gols, mas deixamos de ganhar por esses lances de bola parada e é um erro de todo o grupo, pois os atacantes também tem a função de marcar nas bolas paradas. Nós sabemos que estamos vacilando e tenho certeza que vamos deixar de errar nesse sentido.´
Considerado polivalente por seu esforço em campo, o jogador afirmou que, se for preciso, pode jogar até como lateral-esquerdo. ´Eu tenho procurado fazer aquilo que o Felipão pede e tenho me esforçado bastante na marcação. Já fiz a função de ala esquerdo em alguns jogos. Se for necessário, estou à disposição, mas temos o Rivaldo que está voltando e outras opções. Estamos bem servidos´, analisou.