Departamento da Comunicação

O Palmeiras treinou na manhã desta quarta-feira (25), na Academia de Futebol, e seguiu a preparação para enfrentar o Atlético-MG, sábado (28), às 18h30, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O elenco realizou atividades táticas em campo reduzido com orientações da comissão sobre dinâmicas coletivas.

Em recuperação de uma lesão na panturrilha direita que o afastou das três últimas partidas da equipe, o lateral-direito Mayke foi uma das novidades no gramado. O camisa 2 iniciou a transição física e trabalhou em separado com membros do Núcleo de Saúde e Performance. O goleiro Marcelo Lomba, outro que ficou fora das últimas três partidas, neste caso devido a uma pubalgia, também iniciou a transição e treinou à parte com os preparadores de goleiro.

Após as atividades, o zagueiro Gustavo Gómez comentou sobre a boa fase defensiva do time, que não é vazado há quatro rodadas no Campeonato Brasileiro. A equipe tem a melhor defesa da competição (19 gols sofridos) e o maior número de jogos sem sofrer gols (13). “Para qualquer time, é muito importante não tomar gol. Não é só mérito do goleiro nem só o trabalho dos zagueiros, é esforço de todo o time, de toda a equipe. O professor está trabalhando muito nesse aspecto e temos que seguir assim. É super importante ter uma boa defesa neste Campeonato Brasileiro e temos certeza de que vence sempre o time que é mais consistente. Para ter consistência, tem que ter uma boa defesa e tomar poucos gols. Não tem time no mundo que não tome gols, mas estamos trabalhando para isso, para sempre tentar sair depois de cada jogo com a baliza a zero”, declarou.

A partida contra o Galo será a terceira que o Verdão mandará no Brinco de Ouro da Princesa pelo Brasileiro. A primeira foi pelo segundo turno de 2019, com vitória por 5 a 1 sobre o Goiás (gols de Zé Rafael, Dudu, duas vezes, e Gabriel Veron, duas vezes), e a segunda foi no último dia 24 de agosto, quando registrou sua maior goleada no local ao bater o Cuiabá por 5 a 0 (gols de Murilo, Estevão, duas vezes, Mauricio e Felipe Anderson).

Gustavo Gómez durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

“Com certeza será um jogo difícil. Eles têm jogo hoje (pela CONMEBOL Libertadores), mas não muda muito porque têm um elenco em que qualquer um pode jogar de titular, não tem time reserva. Então vai ser um jogo difícil. Nós estamos trabalhando com os pés no chão e com muita humildade para enfrentar cada jogo como se fosse uma final, e no sábado vai ser dessa forma. Contamos com a nossa torcida em Campinas, como da última vez que jogamos lá, contra o Cuiabá, em que os torcedores nos ajudaram muito. É trabalhar bem essa semana para tentar conseguir mais uma vitória e seguir na luta”, declarou o capitão.

O Palmeiras vem de cinco vitórias consecutivas no Brasileiro e, no sábado (28), pode repetir a sua última sequência de seis triunfos, registrada entre julho e agosto de 2022. Além disso, são sete partidas consecutivas sem derrota na competição – a última vez que a equipe engatou oito ou mais jogos de invencibilidade no Brasileiro foi entre abril e junho de 2023, quando obteve dez partidas seguidas sem tropeço.

“O nosso time está muito bem. Nós temos uma identidade aqui, que é a de um time muito trabalhador. Mostramos isso a cada jogo, independentemente de qualquer resultado. A gente sempre trabalha e acho que agora as dinâmicas estão saindo melhor porque temos muito tempo para treinar e analisar os jogos. Conseguimos ver o que nós fizemos no final de semana e trabalhar na semana para corrigir os erros e manter o que foi feito de bom. Estamos trabalhando, estamos vendo o grupo muito bem e todo mundo se ajudando. Isso é muito importante”, finalizou Gómez.