Narciso: Atletas devem ter orgulho de jogar no Palmeiras
Agência Palmeiras
Fábio Finelli
Com a experiência de quem chegou em duas decisões da Copa São Paulo de Juniores, Narciso terá o desafio de conduzir o Palmeiras ao inédito título da competição em 2013. Ciente da pressão e das cobranças que terá pela frente, o treinador falou quais são seus planos para levantar o único caneco que ainda falta na galeria de troféus alviverde e da importância de os atletas entenderem a grandeza do Palmeiras.
Site Palmeiras – Você foi campeão com o Corinthians em 2012 e vice com o Santos em 2011. O que pretende passar aos jogadores com esse currículo de boas campanhas em Copa SP?
Narciso – Nosso projeto é ganhar. Temos um plantel de qualidade e o nosso sonho deve ser esse. Meu objetivo é fazer com que os atletas entendam e tenham orgulho de jogar no Palmeiras. Sabemos que o futebol se ganha no campo e vamos trabalhar muito para que isso aconteça, mas o adversário precisa jogar do nosso jeito. O adversário que jogar contra o Palmeiras precisa ter respeito pela camisa, pela marca Palmeiras. Foi assim que eu consegui chegar em duas finais.
Site Palmeiras – O que é mais importante em um trabalho de base: ganhar ou revelar?
Narciso – As duas coisas são boas. No Santos de 2009 não fomos campeões, mas tivemos seis atletas que subiram para o time profissional, entre eles o Neymar, Rafael, Alan Patrick e André. Fizemos uma boa campanha e revelamos talentos. Isso é o ideal. No Corinthians também aconteceu a mesma coisa, ganhamos e revelamos. Queremos fazer esse mesmo trabalho aqui no Palmeiras e o elenco precisa colocar na cabeça que isso vai acontecer. Para isso, os atletas precisam entender a grandeza de vestir a camisa do Palmeiras.
Site Palmeiras – Acha que o Palmeiras pode revelar novos atletas?
Narciso – Já temos alguns jogadores que certamente vão dar muitas alegrias aos torcedores. A Copa SP é observada por todo o Brasil por ser no início do ano e o atleta, quando entrar em campo, precisa colocar na cabeça que tem a grande chance de subir para o time profissional. O Palmeiras vai dar essa oportunidade em 2013.
Site Palmeiras – Na reta final do Brasileiro, você foi treinador interino em uma partida e depois exerceu a função de auxiliar do Gilson Kleina. Após a Copa SP, vai voltar a ser auxiliar?
Narciso – Nossa intenção é voltar a ser auxiliar após o término da Copinha. Abri mão das minhas férias em dezembro para treinar a equipe e tenho esse sonho de ser campeão com o Palmeiras. Fiquei muito feliz e lisonjeado de ter contribuído de alguma maneira no time principal. Criamos um elo de amizade muito grande com o Kleina, comissão técnica e jogadores. Tenho certeza que 2013 será um ano de alegria para o torcedor palmeirense, com a Libertadores e o acesso à série A.
Site Palmeiras – Como a experiência de quem conviveu na equipe principal, o que você projeta para a próxima temporada?
Narciso – É natural que a torcida fique preocupada, porque ela quer um time forte e competitivo. Mas a diretoria e o Gilson tem trabalhado bastante para que cheguem novos reforços. Tenho certeza que o Palmeiras vai montar um time forte. O clube precisa pensar em ganhar sempre e tenho certeza que acontecerá isso na próxima temporada.
Site Palmeiras – Os garotos da base serão a solução, assim como foi em 2003?
Narciso – Creio que teremos mais de cinco nomes que vão explodir em 2013. Mas não pode achar que vão resolver tudo. Não pode colocar só os meninos da base. Precisa mesclar a base com a experiência, até porque teremos uma Libertadores pela frente. Um time como o Palmeiras precisa sempre ter jogadores da base para subir ao profissional e felizmente o Gilson (Kleina) deu essa abertura.