Narciso é o novo treinador do time sub-20; ouça a entrevista

Agência Palmeiras
Fábio Finelli

A diretoria palmeirense acertou na manhã desta terça-feira (31) a contratação do ex-jogador Narciso para ser o treinador do time sub-20. Aos 38 anos, o novo treinador da base admitiu que além de conquistar a Copa São Paulo -troféu que o clube ainda não tem em sua vasta galeria, o principal objetivo será revelar jogadores para a equipe principal e atender as necessidades do técnico Luiz Felipe Scolari.

Narciso se destacou no futebol profissional atuando pelo Santos, time que ele defendeu por mais de uma década. Em 2000, ele teve de parar de jogar para realizar um intenso tratamento contra um tipo raro de leucemia. Narciso conseguiu voltar a jogar em 2003, e três anos depois, em 2006, deu início à carreira de treinador do time sub-20 do próprio Santos.

Na base santista, conquistou dois Campeonatos Paulistas de juniores, além de inúmeros títulos internacionais e nacionais. Em meados de 2011, Narciso assumiu o Corinthians e montou todo o planejamento do time que viria a ser campeão da Copa São Paulo deste ano.

Nesta terça-feira, Narciso esteve na Academia de Futebol junto com o diretor da base, Jair Jussio, para acertar os últimos detalhes de sua contratação. Confira a entrevista e ouça o áudio de 10 minutos acessando o link ao lado:

Site Oficial – Desde 2006 que você vem realizando grandes trabalhos nas passagens pela base de Santos e Corinthians. Agora no Palmeiras, como será esse novo desafio?

Narciso – Assumir um grande clube é sempre um enorme desafio. O importante é progredir e dar continuidade no trabalho que o Palmeiras já vem fazendo na base. O objetivo é conquistar títulos, mas mais do que isso, revelar atletas. Também temos a Copa São Paulo, que é um desafio e um desejo do clube. Vamos trabalhar todos em conjunto e fazer com que os jogadores rendam acima do esperado e cheguem em condições no time profissional.


Site Oficial – Muitos jogadores do atual elenco já vieram da base, mas sempre existe a cobrança de revelar mais. Como será seu trabalho aqui no Palmeiras?

Narciso – O principal objetivo é revelar atletas. O Felipão tem dado espaço para os jovens na equipe principal e temos que procurar dentro do nosso elenco esses atletas. Vamos ver o que já tem e lapidá-los para que cheguem prontos no time profissional. Não é uma tarefa fácil, requer tempo, de seis a oito meses para entrar no ritmo. No profissional, a pegada é diferente. Mas tive a felicidade de ter trabalhado bem no Santos e Corinthians, conquistando títulos e revelando atletas, e espero ter esse mesmo sucesso no Palmeiras.


Site Oficial – Mais do que ganhar títulos, revelar bons atletas será seu principal objetivo?

Narciso – Uma coisa caminha junto com a outra. O principal objetivo é realmente revelar, mas também é importante ganhar títulos, chegar em finais, semifinais. O trabalho é visto com outros olhos quando se consegue as duas coisas. Se você é campeão, é sinal de que os atletas estão rendendo e tem potencial. Nossa intenção é conseguir formar atletas que tenham condições de jogar no profissional. O futebol atual é muito competitivo e precisamos colocar na cabeça desses jovens que só sobe quem é vencedor. Se conseguirmos somar todos esses fatores, atingiremos nossas metas.


Site Oficial – Um dos principais desejos do Palmeiras é ganhar uma Copa São Paulo. Você também chega com esse objetivo?

Narciso – Claro. O Palmeiras é time grande e precisa ganhar sempre, em qualquer categoria. Fui contratado também com esse objetivo, é um sonho do clube, da diretoria. Mesmo sabendo que as inscrições para a Copa SP acabam no mês de setembro deste ano, vamos tentar formar um time forte. No Corinthians, também pegamos o time nesta época (a partir de meados de 2011) e formamos um grupo que brigou de igual para igual até a final. Vamos ver o que temos, mas sei que o Palmeiras está bem, tem boa estrutura e um elenco forte. Quero acrescentar meu trabalho com o que o Palmeiras já vem realizando.


Site Oficial – Você é treinador de categoria de base sub-20 desde 2006. Conte um pouco de sua trajetória por Santos e Corinthians.

Narciso – Peguei a base do Santos em 2006, em uma época que o clube só contratava medalhões. Já tinha passado aquela fase de Robinho e Diego, quando o presidente Marcelo Teixeira me chamou e disse que era o momento de investir na base. A partir daquele instante, tivemos liberdade para desenvolver um amplo trabalho e surgiu uma safra muito interessante; Ganso, Neymar, Rafael, André. Resgatamos os Meninos da Vila e ganhamos títulos. Quando se fala de base, os títulos ficam em segundo plano. O importante é revelar e colocá-los em condições. Já no Corinthians, falavam que a base estava acabada, que não revelava ninguém. Chegamos em 2011 e também tivemos liberdade para trabalhar. Colhemos muitos frutos. Na ocasião, acho que o Corinthians não colocava um atleta na seleção brasileira há 10 anos. Na minha passagem, colocamos seis jogadores na base da seleção. Meu objetivo é pegar os meus dois trabalhos em Santos e Corinthians e conseguir desenvolver aqui no Palmeiras. Juntos, vamos progredir e ser felizes.


Site Oficial – Pretende ter alguma conversa com o Felipão?

Narciso – Sim, faz parte do trabalho. Para mim, será importante profissionalmente. E para os atletas, também é legal. O Felipão será uma referência por tudo o que ele conquistou. Vamos acompanhar os treinos e tentar desempenhar aquilo que ele faz. Vamos conversar para ele saber o que a base está desenvolvendo. Vai ser bom até para a comissão técnica, pois em caso de alguma emergência, todos poderão saber exatamente a característica e o perfil de cada atleta das categorias inferiores.