Departamento de Comunicação

O time Sub-20 do Palmeiras terá uma novidade no banco de reservas contra a Itapirense, nesta quinta-feira (28), pela segunda fase do Campeonato Paulista. Novo treinador da equipe, Paulo Victor Gomes fará sua reestreia no comando alviverde após treinar as Seleções Brasileiras Sub-15 e Sub-17 ao longo dos últimos quatro anos.

Desde seu anúncio como novo técnico da categoria, na semana passada, PV, como é conhecido no futebol, acompanhou das tribunas as partidas do Sub-20 contra Audax, pelo Campeonato Paulista, e Internacional, pelo Brasileiro Sub-20. Ele, inclusive, fez uma breve análise sobre o retorno ao quadro de treinadores da base alviverde.

“Estou feliz por retornar ao clube que me abriu as portas no cenário nacional e nos deu a oportunidade de construir um belo trabalho na categoria Sub-15 com a geração que hoje está no Sub-20. Vamos dar sequência ao que vem sendo feito para manter o Palmeiras no mais alto nível de futebol de base do Brasil”, disse.

Em sua primeira passagem pelo Verdão, PV treinou a equipe Sub-15, tendo faturado um bicampeonato paulista da categoria (2016 e 2017) e uma Nike Premier Cup Sub-15 (2017). Agora no Sub-20, ele reencontra atletas que fizeram parte dessas conquistas, como Mateus, Garcia, Fabinho, Henri, Vanderlan, Gabriel Silva, entre outros nomes da geração nascida em 2002.

“Somos movidos pelos desafios e tomamos decisões baseados nisso. Dentro da Seleção pude trabalhar como técnico ou auxiliar em todas as categorias, e venho aqui para o Sub-20 do Palmeiras com o mesmo espírito e entrega para que possamos fazer o melhor e merecer estar no mais alto nível. Reencontrar os atletas é bom demais, pois é um grupo que tenho carinho e respeito enormes por tudo o que construíram e continuam fazendo”, declarou.

PV foi campeão paulista Sub-15 em 2016 contra o Santos na final (Foto: Fabio Menotti)

PV atuava como treinador das categorias de base da Seleção Brasileira desde 2017, quando deixou o Palmeiras para assumir o comando do time Sub-15 nacional. No ano passado, foi alçado ao posto de técnico da Seleção Sub-17, além de ter sido auxiliar de André Jardine nas Seleções Sub-20 e Olímpica, esta última medalhista de ouro dos Jogos de Tóquio.

No comando da Amarelinha, além da conquista olímpica como auxiliar, Paulo Victor faturou títulos importantes, como o Torneio Nike Friendlies Sub-15 (2017), o Torneio Internacional Sub-15 (2019) e o Campeonato Sul-Americano Sub-15 (2019).

Para a sequência da temporada, o time Sub-20 alviverde tem a disputa do Campeonato Paulista e a preparação para a Copa São Paulo de Futebol Junior, marcada para janeiro de 2022 após ter a edição deste ano cancelada. Para Paulo Victor, o clube está credenciado não só para brigar pelo pódio nos torneios, mas também para formar mais talentos para o time profissional.

“Temos de pensar em muita positividade nos desafios que vão vir pela frente, mas sempre colocar o trabalho sério e a preparação no mais alto nível para que a gente consiga atingir estes objetivos, que são conquistas e bons jogadores para o profissional”, declarou PV, que foi treinador do zagueiro Renan e do atacante Gabriel Veron, hoje no time principal alviverde, na época do Sub-15.

Além dele, o técnico Lucas Andrade também retornou ao Palmeiras após passagem por um projeto de base coordenado pelo Guangzhou FC, na China. Campeão com as Crias da Academia, tendo como conquistas mais recentes a Copa Brasil de Futebol Sub-15 (Votorantim) em 2018 e o Paulista Sub-15 em 2019, Lucas comandará o time Sub-18 do Verdão, que disputa torneios amistosos e serve de apoio para o plantel Sub-20.