NSP se atualiza com curso de treino funcional para criar ‘padrão Palmeiras’

Luan de Sousa
Departamento de Comunicação

Os profissionais do Núcleo de Saúde e Performance (NSP) do Palmeiras estão recebendo conhecimento da metodologia de treinamento funcional voltado ao alto rendimento chamada Athletic Lab, cuja origem é norte-americana. O procedimento, inédito entre os clubes brasileiros, é bem difundido na NFL, NBA, MLS e esportes olímpicos.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_Com duração de seis dias, a primeira fase do curso conta com aulas teóricas e práticas

“Estamos participando de uma certificação internacional. Apesar de pouco tempo no mercado (aproximadamente nove anos), a Athletic Lab tem uma propagação muito grande nos Estados Unidos. O objetivo principal é atualizar e capacitar os nossos profissionais, tanto os do time principal quanto os da base. A partir desta capacitação, a ideia é criar um padrão Palmeiras de treinamento físico, de peso e funcional desde o menino da base até o profissional”, afirmou Thiago Santi, coordenador de fisiologia do Verdão.

O método Athletic Lab treina todas as qualidades físicas em atividades específicas do esporte em questão. Seu grande diferencial é que ele entende que a natureza dinâmica e caótica do futebol requer treinos que possam prezar pela qualidade de movimento, mas ao mesmo tempo estimular a tomada de decisão e o tempo de reação do atleta.

“O treino funcional consegue corrigir movimentos específicos. Um atleta veloz, por exemplo, pode render ainda mais se ele tiver uma técnica correta de corrida. Um atleta com nível de força bom, tendo um conhecimento melhor do corpo e fazendo um gesto motor melhor, vai aumentar o seu nível. Ou seja, correções de movimentos geram um padrão e um rendimento otimizado”, disse Santi, desde 2014 no Maior Campeão do Brasil.

A primeira fase do curso, com duração de seis dias e que conta com aulas teóricas e práticas, terminará nesta semana, no Centro Crefisa Capitão Adalberto Mendes. A segunda fase está marcada para o meio do ano. Ao todo, 22 profissionais do Verdão (preparadores físicos, preparadores de goleiros, fisioterapeutas e fisiologistas do Profissional e da base) estão sendo capacitados.

>> Clique aqui e confira a galeria de fotos do curso