Departamento de Comunicação

Em noite de estreia na CONMEBOL Libertadores Feminina, o Palmeiras venceu o Libertad Limpeño-PAR pelo placar de 3 a 0 nesta sexta-feira (14), no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador. Os gols do duelo foram marcados por Duda Santos, Byanca Brasil e Bia Zaneratto – a meia Duda foi a primeira atleta da história a balançar as redes vestindo a camisa do Verdão na Libertadores Feminina.

Em noite de estreia, Duda Santos abriu o placar (Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL)

Com o resultado, as Palestrinas encerraram a primeira rodada na primeira colocação do Grupo C – Universidad de Chile-CHI, Libertad Limpeño-PAR e Ind. Dragonas-ECU são os adversários do Alviverde na primeira fase do torneio continental.

O próximo confronto do Verdão será contra o Independiente Dragonas-ECU na segunda-feira (17), às 19h15 (horário de Brasília), também no Estádio Banco Guayaquil.

A partida

Apesar da forte marcação paraguaia na saída de bola, o Palmeiras precisou de poucos minutos para dominar a partida. A primeira oportunidade de gol saiu da cabeça de Camilinha, aos nove minutos, quando a atleta recebeu um levantamento na área, cabeceou e a bola passou perto do gol.

Com forte chuva em Quito, o Estádio Banco Guayaquil sofreu queda de energia e a partida precisou ser paralisada aos 17 minutos. No total, a duelo ficou pausado por uma hora e não teve mais interferência no decorrer do jogo.

Aos 23 minutos, as Palestrinas abriram o placar com uma pintura da meio-campista Duda Santos. A atleta cobrou falta consciente na entrada da área, a goleira rival se esticou, mas não conseguiu fazer a defesa e a bola parou dentro das redes – a camisa 7 foi a autora do primeiro gol palestrino na história da competição continental.

O Alviverde não sentiu a paralisação do jogo e, aos 33 minutos, Ary Borges quase ampliou o placar. A camisa 8 recebeu dentro da área, carregou e bateu para o gol, mas a bola foi para fora.

Levando perigo na bola parada, aos 43 minutos, foi a vez de Byanca Brasil bater falta da entrada da área e quase encobrir a arqueira rival. Nos últimos minutos, o Libertad Limpeño se lançou ao ataque, mas a defesa palestrina soube se portar e tirou o perigo da área.

No retorno para a etapa final, o Verdão manteve a mesma postura e, aos dois minutos, Bia Zaneratto fez cruzamento para Ary Borges, que arriscou e a bola saiu pela linha de fundo. Cinco minutos depois, a camisa 10 voltou a servir as companheiras e Byanca Brasil cabeceou para marcar o segundo do Verdão.

A Imperatriz seguiu dando show na partida e, aos 13 minutos, a atacante recebeu no meio, carregou a bola, escapou da marcação de duas adversárias e mandou uma bomba direto para o fundo da rede.

Palmeiras Feminino: Amanda; Bruna Calderan (Juliana Passari), Poliana, Julia Bianchi, Katrine (Carolzinha), Camilinha; Ary Borges (Sâmia Pryscila), Andressinha (Day Silva) e Duda Santos; Bia Zaneratto e Byanca Brasil (Carol Rodrigues). Técnico: Ricardo Belli.

As Palestrinas conquistaram três pontos na estreia do torneio continental (Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL)

Regulamento

As 16 equipes classificadas serão divididas em 4 grupos. Os jogos da fase de grupo serão disputados por pontos, no sistema de todos contra todos em uma única rodada de partidas. Os times colocados em 1º e 2º lugar em cada grupo passarão para as quartas de final.

Além do Palmeiras, estão na disputa da competição as equipes do Corinthians, Ferroviária, Ind. Dragonas-ECU, Club Ñañas-ECU, América de Cali-COL, Boca Juniors-ARG, Always Ready-BOL, Def. Sporting-URU, Olimpia-PAR, Univ. de Chile-CHI, Santiago Morning-CHI, Deportivo Cali-COL e Libertad Limpeño-PAR, Alianza Lima-PER e Deportivo Lara-VEN.

Confira o calendário das Palestrinas na CONMEBOL Libertadores Feminina:

14/10 – Palmeiras 3 x 0 Libertad Limpeño-PAR – Estádio Banco Guayaquil
Gol: Duda Santos, Byanca Brasil e Bia Zaneratto

17/10 – 19h15 – Ind. Dragonas-ECU x Palmeiras – Estádio Banco Guayaquil
Transmissão: SporTV, Pluto TV e Facebook

20/10 – 19h15 – Palmeiras x Universidad de Chile-CHI – Estádio Banco Guayaquil
Transmissão: SporTV, Pluto TV e Facebook