Palmeiras alcança marca dos 100 gols na temporada; confira raio-x
Agência Palmeiras
André Lima
Thiago Kimori
Após o zagueiro Vilson marcar um gol na vitória diante do Guaratinguetá, em Londrina-PR, o Palmeiras chegou a 100 tentos em 59 compromissos em 2013, já superando os números de toda a temporada 2011 e encostando-se àqueles alcançados em 2012. Há dois anos, a semifinal do Paulista, as quartas de final da Copa do Brasil, a 2ª fase da Copa Sul-Americana, o 11° lugar no Brasileiro e um amistoso renderam 95 gols em 69 jogos. Já no ano passado, as quartas do Estadual, o título da Copa do Brasil, as oitavas da Sul-Americana, a 18ª posição no Nacional e a partida contra o Ajax-HOL se traduziram em 108 bolas na rede em 74 jogos.
“Fico muito feliz pela marca, agradeço aos meus companheiros. Méritos também para o Gilson (Kleina) que sempre treina esse tipo de jogada. O André Luiz escorou bem e eu pude fazer o gol”, declarou Vilson, autor do centésimo tento palmeirense em 2013.
O artilheiro do Verdão no ano é Leandro, com 15 gols anotados, seguido de perto por Alan Kardec (12), além de Vinicius e Wesley (6). O camisa 38 foi o maior marcador alviverde no Campeonato Paulista, com seis bolas na rede, enquanto Kardec figura como o destaque da Série B, com 12 tentos anotados até o momento. Vilson marcou o único gol palestrino na Copa do Brasil, e Charles foi quem mais comemorou na Copa Libertadores – duas vezes.
A maioria dos êxitos palestrinos ocorreu de pé direito e dentro da área – 31 deles (31%), com Leandro sendo o destaque, tendo marcado 8 vezes desta maneira. Logo atrás aparecem os de pé esquerdo dentro da área (20), representando 20%, e destacam novamente o jovem atacante, com quatro. A bola aérea é outro ponto forte, com 22 acertos, sendo Vilson o responsável por cinco deles.
Dividindo por competições, a Série B foi quem mais proporcionou gols ao time – 58 em 29 partidas. Em seguida, aparecem os 35 feitos nos 20 compromissos do Paulistão, além dos seis em oito confrontos da Libertadores e o solitário gol da Copa do Brasil, pela qual apenas duas partidas foram jogadas.
O adversário que mais sentiu a força do ataque do Palmeiras foi a equipe do Oeste. Em três encontros, foram nove gols marcados: Oeste 1×3 Palmeiras (Paulista), Palmeiras 4×0 Oeste (Série B) e Oeste 0x2 Palmeiras (Série B). Em dois jogos, o Figueirense também foi bombardeado por Alan Kardec e companhia, tendo sofrido sete – dois do centroavante e um de André Luiz, Mendieta, Serginho, Vinicius e Valdivia.
O principal palco do Verdão neste ano é disparado o estádio do Pacaembu, onde, em 25 jogos, 47 bolas encontraram as redes rivais. Em duas visitas ao Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto-SP, foram cinco tentos palmeirenses: Oeste 1×3 Palmeiras (Paulista) e Oeste 0x2 Palmeiras (Série B), assim como no estádio do Café, em Londrina-PR: Palmeiras 4×0 Figueirense (Série B) e Palmeiras 1×0 Guaratinguetá (Série B). Outras localidades onde o Palmeiras saiu goleador foram o Estádio Novelli Júnior (Itu-SP), o Estádio Paulo Constantino (Presidente Prudente-SP) e o Estádio da Ressacada (Florianópolis-SC), locais onde quatro gols foram marcados.
Confira o raio-x dos gols: