Palmeiras avança à final da Taça BH Sub-17 e enfrenta o São Paulo pelo título
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
A equipe Sub-17 do Palmeiras está na final da Taça BH, maior competição da categoria no Brasil. Em jogo movimentado, o Verdão venceu a semi contra o Fluminense, por 4 a 3, nesta sexta-feira (22), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas-MG, e buscará seu terceiro título na competição. Os dois primeiros, em 1998 e 2002, foram conquistados quando o campeonato ainda era Sub-20.
Na busca pela taça, o Verdão encara um clássico na decisão: enfrenta o São Paulo, neste domingo (24), às 11h, na Arena Independência, em Belo Horizonte-MG, com transmissão ao vivo do SporTV (entrada de 1kg de alimento não-perecível). O Alviverde vai embalado: além do Fluminense, venceu nos mata-matas o Grêmio (por 3 a 1, nas quartas) e o Cruzeiro (por 2 a 1, nas oitavas).
“Clássico é clássico, ainda mais em uma final, ganha ainda mais importância. Nosso time conseguiu ser mais qualificado para fazer os gols e isso nos deu a vitória na semifinal. Fomos um time guerreiro desde o início da competição e conseguimos chegar à final”, disse o atacante Léo Passos, autor de um dos gols da partida (Alan e Caio Cezar também marcaram contra o Fluminense).
O jogo
A primeira etapa foi de alto nível, com grandes lances protagonizados pelas duas equipes. O início foi corrido: bola na trave do Fluminense, chute perigoso do Palmeiras e gol do time rival, que aproveitou rebote para abrir o placar, aos cinco minutos. O empate alviverde saiu aos 11: Airton arriscou o chute, o zagueiro cortou com a mão na área e Alan cobrou o pênalti no alto, com categoria.
O Verdão insistiu e chegou à virada em lindo gol de Léo Passos, que recebeu passe de letra de Airton, driblou a marcação e finalizou sob o goleiro, aos 23 minutos. A vantagem durou pouco, no entanto, já que cinco minutos depois o Fluminense aproveitou contra-ataque rápido e bateu na saída do goleiro palmeirense para igualar mais uma vez o marcador.
Logo no primeiro minuto após o intervalo, Matheus Neris levantou falta na área, o centroavante Gabriel Barbosa subiu sozinho, no alto, e cabeceou para o fundo do gol (o terceiro do Palmeiras). Um chute despretensioso para frente do time carioca, três minutos depois, entretanto, terminou em novo empate após o jogador adversário conseguir finalizar cara a cara com o goleiro Marcos Vick.
O time palmeirense seguiu determinado a levar a vaga na final e não demorou nem um minuto para marcar o quarto gol. Caio Cezar recebeu sem marcação no meio do campo, avançou e bateu no ângulo, consciente, fora do alcance do arqueiro do Fluminense. Com o resultado em mãos, o Verdão passou a administrar o resultado favorável até o apito final.
Palmeiras Sub-17: Marcos Vick; Afonso, Lacerda, Vitão e Matheus Bahia; Matheus Neris, Alan (Thiago Mequias) e Airton (Higor); Léo Passos, Caio Cezar (Klaidher) e Gabriel Barbosa (Wesley). Técnico: Artur Itiro.
Taça BH Sub-17 – 2016
Final:
24/07 – 11h: São Paulo x Palmeiras – Arena Independência (Belo Horizonte)
Semifinal:
22/07: Palmeiras 4 x 3 Fluminense – Arena do Jacaré (Sete Lagoas)
Quartas de Final:
20/07: Grêmio 1 x 3 Palmeiras – Arena do Jacaré (Sete Lagoas)
Oitavas de Final:
17/07: Cruzeiro 1 x 2 Palmeiras – Estádio Joaquim Portugal (São João del Rei)
Primeira Fase:
11/07: Palmeiras 3 x 1 Fluminense – Estádio Joaquim Portugal (São João del Rei)
13/07: Social-MG 1 x 0 Palmeiras – Estádio Joaquim Portugal (São João del Rei)
15/07: Goiás 2 x 2 Palmeiras – Estádio Joaquim Portugal (São João del Rei)