Palmeiras comemora 59 anos de título da Copa Rio

Agência Palmeiras

O Verdão celebra hoje 59 anos de umas de suas conquistas mais importantes. Em 1951, o Palmeiras levantou o troféu da Copa Rio. Dono de um futebol vistoso e encantador, o alviverde fascinou o público e foi coroado com o título inédito. Organizada pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), a competição foi disputada no Rio de Janeiro e em São Paulo e reuniu as principais equipes do mundo na época. O torneio foi o primeiro com formato de mundial e contou com a participação de oito equipes campeãs em seus respectivos países.

Os participantes foram divididos em duas chaves, com todas as equipes se enfrentando em turno único. Os classificados seriam os dois primeiros de cada grupo, que se enfrentariam na fase semi-final e em seguida na final, sempre em dois jogos. Disputado no Rio de Janeiro, o grupo A foi formado por Vasco da Gama (Brasil), Sporting Lisboa (Portugal), Nacional (Uruguai) e Austria Viena (Austria). O grupo B, disputado em São Paulo, teve como seus participantes Palmeiras (Brasil), Olimpic (França), Juventus (Itália) e Estrela Vermelha (Iugoslávia).

A definição dos grupos, realizada no Rio de Janeiro, reuniu frente a frente os dois brasileiros em confronto pela semi-final. No dia 11 de julho, o Palmeiras venceu o Vasco por 2×1, gols de Richard e Liminha para os paulistas e Maneca para os cariocas. Na partida de volta, o Verdão garantiu a vaga na final ao empatar em 0x0. A outra semi-final teve como classificada a Juventus de Turim. Na primeira partida, a equipe italiana empatou em 3×3 com o Austria Viena e venceu o segundo jogo por 3×1.

Os dois jogos da final foram disputados no estádio do Maracanã. No dia 18 de julho, pela primeira partida da final, o Verdão venceu a Juventus da Itália por 1×0, gol de Rodrigues. Na segunda partida, o momento histórico na vida do Verdão: O Palmeiras empatou com a Juventus por 2×2, Richard e Liminha marcaram para os brasileiros e Boniperte e Praest para os italianos. O alviverde buscou, lutou e conseguiu sob os olhares das 82.892 pessoas se sagrar primeira equipe do mundo a vencer a competição. O time do Palmeiras campeão jogou a final com Fábio, Salvador, Juvenal, Túlio e Luiz Vila. Dema Lima, Ponce de Leon (Richard) e Liminha. Jair Rosa Pinto e Rodrigues.

Com o título da Copa Rio, conforme reconhecimento documental recebidos da FIFA, CBF e adversários do torneio, atestam que o Palmeiras tornou-se campeão mundial naquela tarde.

Parabéns, Palmeiras, por esses 59 anos do fantástico título da Copa Rio!